Topo

Tite diz que trocaria Paulista por Libertadores, mas busca os dois títulos

Gustavo Franceschini

Do UOL, em São Paulo

07/05/2013 14h08

O Campeonato Paulista começa a ser decidido no próximo domingo e é o objetivo corintiano em 2013 que está mais próximo de ser alcançado. Se pudesse, no entanto, Tite trocaria a chance da conquista estadual pelo eventual bicampeonato da Libertadores, grande meta do clube neste semestre.

“Se eu abro mão do Paulista pela Libertadores? [Trocava] ontem. Eu não sou maluco, me interna no hospício. Até porque é objetivo do clube. O clube sempre colocou isso. Nós queremos os dois, mas a prioridade é a Libertadores. Se eu digo que não, ele me manda embora”, disse Tite, em uma descontraída entrevista coletiva nesta terça, após uma amistoso entre a comissão técnica e funcionários da obra do Itaquerão.

A contraposição entre os dois torneios deve ser assunto constante na próxima semana. Neste domingo, o Corinthians recebe o Santos no Pacaembu no jogo de ida da decisão do Paulista. Três dias depois, no mesmo estádio, a equipe decide a vaga nas quartas da Libertadores contra o Boca Juniors. No domingo seguinte, o adversário é novamente o Santos, dessa vez na Vila Belmiro.

Apesar da “maratona” e da preferência pelo torneio continental, o Corinthians terá força máxima nos jogos contra o Santos. Na visão de Tite, a semana sem jogos e com treinos em todos os dias deixará a equipe pronta para a disputa das duas taças. 

“Nós temos uma semana de trabalho e condição de jogar de forma forte no domingo. A menos que tenha uma situação clínica, aí se retira. Se disserem: ‘Olha, esse jogador corre risco grande para quarta-feira’. Aí tem de retirar”, explicou Tite. 

SÉRIE DE TÍTULOS DO CORINTHIANS NÃO É NORMAL, DIZ TITE SOBRE VAGA NA FINAL

  • O Corinthians foi campeão de Brasileiro, Libertadores e Mundial desde 2011 e agora garantiu vaga em mais uma decisão, a do Paulista. Na entrevista coletiva após a vitória suada sobre o São Paulo, Tite valorizou a sequência e disse que não é comum um time sair-se vitorioso por tanto tempo. “O torcedor corintiano sabe que estamos com uma sequência de títulos que não é normal. Uma equipe no Brasil, onde há equilíbrio, eles [títulos] são fora dos padrões. Não estamos falando de Itália ou Espanha. No Brasileiro, 12 times têm condição de serem campeões”, disse Tite, que valorizou bastante o feito de sua equipe.