Topo

Corinthians pega Linense na luta por independência. Mano tem novo ataque

Do UOL, em São Paulo

05/03/2014 06h00

A quatro pontos do segundo colocado do Grupo B do Paulistão, o Corinthians tem nesta quarta-feira a chance definitiva para reduzir a distância e ficar próximo de não depender de resultados envolvendo outros clubes para chegar à fase final do estadual. Às 22h, em Lins, o time de Mano Menezes enfrenta o Linense. Sem o peruano Paolo Guerrero, a aposta recai no jovem Luciano, de 20 anos, que virou sensação após entrar em campo e marcar dois gols na vitória sobre o Comercial.

Além da possibilidade de reduzir a distância para o segundo colocado (hoje o Ituano, com 21 pontos), o Corinthians pode garantir a classificação do São Paulo à próxima fase caso empate ou vença, e conte com o triunfo do rival no Morumbi, sobre o Audax. A vaga antecipada do São Paulo, que normalmente seria ruim para o Corinthians, pode se transformar em algo benéfico. Isso porque o clube, neste momento, depende que o São Paulo derrote Ituano e Botafogo – dois primeiros do Grupo B, no qual está o Corinthians – para avançar na competição. Com a vaga assegurada de forma antecipada, o técnico Muricy Ramalho terá o conforto para poupar alguns atletas nos jogos finais.

“São seis pontos. Não gostaríamos de depender dos outros, estar nessa situação, mas cabe a nós nos preocuparmos com o nosso jogo, em um campo que não é o que estamos acostumados, será muito difícil. Cabe a nós tentar vencer e torcer para que os outros percam”, avalia o volante Guilherme, destaque da equipe neste início de ano.

Além do envolvimento indireto com o São Paulo, o Corinthians pega o rival no domingo, em clássico no Pacaembu – o São Paulo não vence desde dezembro de 2012, quando aplicou 3 a 1 antes do embarque corintiano para o Mundial de clubes.

Como Paolo Guerrero ainda faz tratamento para as dores no joelho direito que o tiraram da partida contra o Comercial, Mano Menezes foi obrigado a mudar o ataque. Mas Emerson Sheik não foi o escolhido. Luciano, que recentemente foi contratado do Avaí, ficou com a vaga após os dois gols marcados no último jogo. Ele formará o setor ofensivo ao lado de Romarinho.

“Ele tem confiança de todos aqui e se ele entrar vai dar conta do recado. Ele sabe como é o Corinthians, o que precisa, não é com dois gols em um jogo que já está feito. Ele tem de trabalhar e mostrar tudo de novo. Torço para ele ir bem de novo”, acrescenta Guilherme, com discurso reforçado pelo lateral esquerdo Uendel.

“A gente procura dar todo suporte, ajudá-lo fora de campo. É um menino que chegou mostrando seu trabalho, fez dois gols e mostrou que tem qualidade. É bom para ele chegar e ter uma sequência, ainda mais depois dos gols, ele está confiante”, diz Uendel.

Mano ainda contará com os retornos de Sheik e Renato Augusto. A dupla está relacionada, mas fica no banco de reservas. Eles treinaram sem limitações nos últimos dois dias, após a folga de Carnaval. O lateral esquerdo Fábio Santos também, mas não vai para o jogo por cautela da comissão técnica.

FICHA TÉCNICA
LINENSE X CORINTHIANS

Local: Estádio Gilberto Siqueira Lopes, em Lins (SP)
Data: 5 de março de 2014, quarta-feira
Horário: 22h (de Brasília)
Árbitro: Leonardo Ferreira Lima
Assistentes: Anderson José de Moraes Coelho e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa

LINENSE: Anderson, Murilo Silva, Rodrigo Arroz, Toby e João Paulo; Renan, Thiago Santos, Bruno Ribeiro e Nikão; Rodriguinho e Anselmo. Técnico: Roberto Fonseca

CORINTHIANS: Cássio, Fagner, Cleber, Gil e Uendel; Ralf, Guilherme, Bruno Henrique e Jadson; Romarinho e Luciano. Técnico: Mano Menezes