Topo

São Paulo "atende" pedido de torcida, perde para o Ituano e elimina rival

Mauricio Duarte

Do UOL, em São Paulo

16/03/2014 18h00

Deve ser estranho para um jogador olhar para a arquibancada e ver parte de sua torcida pedindo para que perca o jogo. Foi isso que o São Paulo enfrentou neste domingo, no Morumbi, contra o Ituano, pela penúltima rodada do Campeonato Paulista. O apelo de uma boa parte da arquibancada era para que o time entregasse o jogo para prejudicar o rival Corinthians. Mesmo se empenhando em campo, o desejo dos torcedores foi atendido e o time do interior venceu por 1 a 0, com gol de Esquerdinha. Como o time do Parque São Jorge não venceu o Penapolense, foi eliminado das quartas de final por conta do resultado no Morumbi.

Após o gol do Ituano, o comportamento de parte da torcida do São Paulo se tornou inusitado. Eles não só fizeram festa, como começaram a provocar o Corinthians, pedindo para que o time tricolor entregasse a partida para prejudicar o rival. Dentro de campo, a equipe de Muricy ramalho seguia buscando o empate, apesar dos apelos vindos da arquibancada. Porém, não conseguiu igualar o marcador, para desespero de Muricy Ramalho. No fim, a torcida ainda cantou que o Ituano ficou com o lugar do Corinthians, em meio a festa e gritos uníssonos de "eliminado".

"De maneira nenhuma a gente entrou de corpo mole e quis ver o Corinthians prejudicado", afirmou o atacante Osvaldo à Sportv, ao comentar a reação da torcida.

Ainda no final da partida, o meia Paulo Henrique Ganso, que havia tomado o cartão amarelo que o deixaria zerado para disputar as quartas de final, recebeu o cartão vermelho por dar um carrinho no adversário. Desta Forma, ficará pendurado na próxima fase do torneio estadual. 

Ainda no primeiro tempo, uma chuva de granizo desabou no Morumbi e fez com que o jogo fosse interrompido por cerca de sete minutos. O gramado ficou bastante empoçado e atrapalhou o nível técnico da partida.

Com o resultado, o São Paulo, já classificado, estaciona nos 24 pontos, em primeiro lugar do Grupo A. O time irá enfrentar o Penapolense nas quartas de final. Já o Ituano, vai a 25 pontos e fica na segunda posição do Grupo B. O time do Morumbi enfrenta o Botafogo-SP na última rodada da competição, enquanto a equipe de Itu pega o Penapolense.

O São Paulo começou a partida de forma mais incisiva, chegando bem ao gol adversário principalmente com Osvaldo e Luís Fabiano. No entanto, quem abriu o marcador foi o Ituano. Aos 14min, Esquerdinha recebeu bom passe na grande área,  dominou e chutou forte, sem chances para Rogério Ceni.

Logo em seguida, a equipe do Morumbi respondeu e por duas vezes chegou perto de empatar. Primeiro em chute de Luís Fabiano, depois em uma boa cabeçada de Rodrigo Caio. Quando tinha mais volume de jogo, porém, uma forte chuva, com direito a granizo, interrompeu o jogo.

Após cerca de 7 minutos, a partida recomeçou. Com o campo muito molhado e ainda sob uma forte chuva, a qualidade técnica caiu. Ainda assim, as duas equipes tiveram chance, sendo que o Ituano chegou mais perto, inclusive acertando uma bola na trave. No entanto, a primeira etapa não teve mais gols.

Na etapa complementar, a chuva diminuiu e isso melhorou o nível do jogo, embora o campo já estivesse prejudicado. Pouco os times criaram e a partida ficou bem mais truncada, até mesmo pelo medo das contusões por causa do gramado encharcado.

Com a dificuldade de trocar passes, ambas as equipes arriscavam chutes de longe. Porém, o placar permaneceu inalterado no Morumbi, deixando um saldo amargo não para o time que perdeu, mas para o rival Corinthians, que não fez sua parte e, com a derrota do São Paulo, está eliminado da competição.

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 0 X 1 ITUANO

Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 16 de março de 2013, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Cássio Luiz Zancopé
Assistentes: Leonardo Schiavo Pedalini e Maria Eliza Barbosa
Cartões amarelos: Osvaldo, Luis Fabiano, Antônio Carlos (São Paulo). Jackson Caucaia, Cristian (Ituano)
Cartão vermelho: Ganso (São Paulo)
Público: 15.171 pagantes
Renda: R$ 225.715,00
GOL: ITUANO: Esquerdinha, aos 13 minutos do primeiro tempo

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Luis Ricardo (Ewandro), Antônio Carlos, Edson Silva (Lucas Evangelista) e Álvaro Pereira; Wellington, Rodrigo Caio e Ganso; Osvaldo, Luis Fabiano e Ademilson
Técnico: Muricy Ramalho
ITUANO: Vagner; Dick, Alemão, Anderson Salles e Dener; Josa, Jackson Caucaia, Paulinho (Marcelinho) e Cristian (Gercimar); Esquerdinha (Marcinho) e Rafael Silva
Técnico: Doriva