Topo

Copa 2018

Tite afirma que Firmino pressiona Jesus e abre disputa em 3 vagas no time

Pedro Ivo Almeida e Rodrigo Mattos

Do UOL, no Rio de Janeiro

14/05/2018 17h03

Encerrado o mistério pela lista de 23 jogadores, Tite parte para a definição de um time titular até a Copa do Mundo. Por enquanto, porém, o treinador prefere colocar os comandados em disputa. Um exemplo do espírito demonstrado é a briga pela camisa 9, que começa com Gabriel Jesus. Com Firmino em alta, o treinador espera que os dois disputem seu lugar em campo até a chegada à Rússia. 

Confira a tabela completa e o calendário de jogos
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
DOC: a Rússia Gay que não pode sair do armário

Além dos centroavante, há disputas efetivamente abertas em três setores e Tite falou abertamente a respeito. O UOL Esporte apurou, no entanto, que existem favoritos neste momento: Thiago Silva na zaga, Fernandinho no meio-campo e Danilo na lateral direita. A estreia brasileira será dia 17 de junho, contra a Suíça, e até lá o treinador colocará os jogadores em disputa, principalmente nestes setores.  

A disputa no meio-campo parece ser a mais forte

Renato Augusto, Fernandinho ou Willian? Essa posição é aquela em que existe maior competição no time titular. Renato foi a escolha principal em grande parte do trabalho, mas uma opção mais ofensiva, com Willian na ponta e Coutinho como meia, agrada muito a Tite principalmente para a primeira fase. Fernandinho poderá jogar em jogos mais duros. Animado com a atuação contra a Alemanha, o treinador pensa em manter o volante no time.   

"Fernandinho pode ser articulador ou composição de setor de meio-campo, sempre com uma composição de quatro jogadores fortes. No futebol, o meio-campo costuma se impor em relação ao adversário. É pré-requisito. Não adianta ter um monte de atacante sem ter a criatividade. Renato é construtor, Paulinho é infiltrador. Fred [reserva] se encaixa nas duas. Coutinho [é opção para jogar por] dentro, um jogador de articulação, É esse jogador para ter essa função de 10. Willian eventualmente faz também", completou Tite. 

As variáveis no meio

"Vamos trabalhar essas variáveis, ficar observando para mostrar em quais condições se apresentam e avaliação dos jogadores nestes setores. Eu não gosto e não foi minha história toda de ficar mudando escalação em relação ao adversário. A equipe tem que se ajustar ao adversário e saber tirar proveito. Entrosamento, as triangulações, o jogar sem pensar, isso vem quando você harmoniza. A criatividade vem depois da organização. Não sei qual vai acabar batendo [Renato, Fernandinho ou Coutinho por dentro como titular]", citou Tite. 

Dúvida na lateral direita

Tite preferiu não dar indicações sobre titularidade ao usar a expressão "está aberto". Danilo, por estar totalmente inteiro do ponto de vista físico, começará a preparação em Teresópolis em vantagem. Isso o treinador indicou. 

"Está aberto. Os dois jogaram e jogaram bem. Hoje a vantagem é do Danilo por atuar nestes últimos meses bem. O Sylvinho esteve conversando com o (Quim) Domenech (um dos auxiliares de Guardiola no City), falando desta evolução que ele (Danilo) teve. O Fagner vai ter este período de recuperação e vai estar em condições normais. Danilo sai na frente, mas sem assegurar nada", declarou o treinador. 

"O Fagner, antes do início da competição, teremos um tempo mais do que suficiente para ele ter condições de treinar com o grupo e participar dos amistosos preparativos. Do ponto de vista médico, temos uma programação específica para ele ser usado nos amistosos", acrescentou ainda Tite. 

Marquinhos disputa vaga na lateral?

Para responder essa questão, Tite se lembrou de um fato histórico. Marquinhos pode até ser titular na zaga, mas é apto a atuar na lateral em alguma situação circunstancial, caso Fagner e Danilo não estejam prontos. Ele já jogou assim no PSG e no Corinthians. 

"Marquinhos, estávamos assistindo ao jogo, a final da Copa SP [de 2012], e ali nós conversamos - ele e Antônio Carlos [hoje no Palmeiras] faziam a zaga. Teve uma bola longa que ele dá um carrinho europeu e digo: ‘esse moleque joga muito’. Não sei se joga de lateral, zagueiro ou volante. Tem pré-requisito nas três funções. Em clássico contra o Palmeiras jogou de volante. É versátil, pode ser usado desde que haja necessidade. Primeiramente com zagueiro, mas pode ser", comentou Tite. 

Qual a dupla de zaga titular?

Tite não respondeu sobre isso, mas também não foi perguntado. A tendência era que Marquinhos, por coerência, fosse mantido como titular para a preparação. Mas Thiago Silva é um nome muito bem cotado para jogar na Rússia e tem vantagem no momento. 

"Todos os três são de alto nível, jogaram jogos importantes. A minutagem: Thiago deve ter 700, Miranda e Marquinhos 1100. Vai ser uma das dores de cabeça boas que vou ter, assim como tive em relação à lateral deixar o Alex Sandro fora". 

Firmino deixa o treinador atento. Mas Jesus é titular

Entre os destaques do time finalista da Liga dos Campeões, Firmino vive temporada de consolidação na Europa, mas Gabriel Jesus é o titular pela média de gols com a seleção. Aqui, ainda assim, Tite usou o momento do Liverpool para colocar pressão. 

"É verdade este fato em relação ao Firmino e ao Gabriel, prejudicado pela lesão que teve. Gabriel na seleção é onde estamos. Inicialmente é Gabriel Jesus, mas Firmino vai botar pressão pela fase técnica que vive". 

A disputa entre os jogadores

Estrategicamente conseguiremos trabalhar alguns detalhes para que a gente possa preparar, botar um volume maior de função nessa competição leal por posição. Não adianta ficar escondendo que Renato Augusto compete com Fernandinho, Paulinho e Fred. Marquinhos com Miranda, Thiago Silva e Geromel, compete sim. (...) E está aberto o ‘campo fala’, que possa surgir nos treinamentos. É organismo vivo, a equipe fala. Ter o feeling de perceber, dá solução que você não imagina. Quero que a gente tenha essa percepção.

A versatilidade dos homens de frente

Quando Coutinho entrou ou jogou no Liverpool, jogou assim [pelo meio]. Barcelona joga com um flutuador e ele agora por dentro com a saída do Iniesta. Pode jogar como um externo [ponta] também. Veja como colocar a questão da versatilidade. Firmino joga no Liverpool como composição no meio-campo, faz movimentos para trás para deixar Mané e Salah como flechas. Liverpool e Roma, primeira chance de gol: sai Firmino, recebe nas costas do meio-campistas e deixa Mané na cara do gol.

Esse posicionamento de atacantes é muito subjetivo: Taison pode jogar como meio-campista, joga por dentro no 4-2-3-1. Firmino faz essa posição para rodar e deixar dois enfiados. Douglas Costa é mais aberto no um contra um, mas ele jogou às vezes como meia pelo lado esquerdo [função de Renato Augusto]. Não é onde entendo que possa produzir mais, mas jogou assim. Tem jogadores versáteis que podem fazer uma função.

Copa 2018