Topo

Copa 2018

Raio-X dos artilheiros: Mais preciso, Lukaku ultrapassa CR7

Cristiano Ronaldo e Romelu Lukaku travam duelo pela artilharia da Copa do Mundo de 2018 -
Cristiano Ronaldo e Romelu Lukaku travam duelo pela artilharia da Copa do Mundo de 2018

Bruno Grossi

Do UOL, em São Paulo (SP)

23/06/2018 21h00

Com a segunda rodada da Copa do Mundo perto do fim, dois jogadores dividem a artilharia da competição com quatro gols cada. De um lado está Cristiano Ronaldo, candidato a ser melhor do planeta pela sexta vez na carreira e grande condutor de Portugal. Do outro, Romelu Lukaku, o principal definidor de um time rápido e habilidoso como a Bélgica. Quem vai levar a melhor nessa disputa?

- Técnico da Bélgica evita favoritismo após atuações convincentes
- Após lesões, belgas podem mudar time para pegar a Inglaterra
- "Geração" desabrocha de vez e joga o melhor futebol da Copa

Na ordem imposta pela Fifa, o primeiro critério de desempate é o número de assistências. Nenhum dos dois conseguiu um passe para gol até aqui. O segundo critério, então, é o tempo em campo. Quem jogou menos leva a vantagem, o que torna Lukaku o artilheiro do momento na Copa. Ele soma 149 minutos de atuação na Rússia, contra 180 de Cristiano Ronaldo.

Mas as diferenças de eficiência entre os dois no Mundial não para por aí. O astro do Real Madrid arriscou dez finalizações, sendo quatro na direção do gol, para chegar aos quatro tentos que tem. Já Lukaku só tentou finalizar cinco vezes, mandou quatro na direção do gol e também acertou todas. Ou seja, o belga precisa chutar a metade das vezes de Cristiano para ir às redes.

O curioso é que Bélgica e Portugal jogam de formas totalmente distintas. Os lusitanos têm estratégia mais cautelosa e apostam em contra-ataques, o que poderia reduzir as chances de Cristiano. Mas o craque chama a responsabilidade e só não foi responsável por uma das 11 finalizações de seu país na Copa.

A Bélgica, em contrapartida, fica com o controle das partidas, roda a bola e tem muitos jogadores criativos por trás de Lukaku. Ao todo a seleção belga finalizou 33 vezes. Lukaku, então, deu menos de um sexto desses chutes.

Na terceira rodada, Portugal enfrenta o Irã e pode se classificar para as oitavas de final com um empate. Já a Bélgica pode assegurar a vaga na próxima fase antes mesmo da rodada final. Basta a Inglaterra não perder para o Panamá neste domingo. Os ingleses, depois, seriam os adversários para decidir quem passa como líder do grupo.

Copa 2018