Topo

Marcelo treina, mas será reserva do Brasil contra o México

Danilo Lavieri, João Henrique Marques e Ricardo Perrone

Do UOL, em Samara

01/07/2018 10h26

A seleção brasileira terá apenas Douglas Costa como desfalque para a partida desta segunda-feira (2), às 11h, contra o México, pelas oitavas de final da Copa do Mundo. Marcelo foi confirmado como relacionado pelo comandante após treinar normalmente com seus companheiros, mas ficará no banco de reservas. Assim, Filipe Luís aparece como titular na lateral esquerda.

- Brasil pega o México às 11h de 2ª; veja tabela das oitavas
- Assista aos gols do Brasil na vitória por 2 a 0 sobre a Sérvia
- Coutinho e Thiago Silva se destacam, e Jesus fica ‘ameaçado’

Marcelo teve um espasmo na musculatura da coluna no começo do jogo contra a Sérvia, na última quarta-feira, e precisou ser poupado das atividades de sexta-feira (na quinta, o elenco folgou). No sábado, após o treino fechado, o médico da seleção, Rodrigo Lasmar, mostrou otimismo sobre o lateral ficar novamente à disposição.

"Está confirmado o time que acabou o jogo contra a Sérvia, com a entrada de Filipe Luis", afirmou Tite neste domingo para, em seguida, pedir que o preparador físico Fábio Mahseredjian explicasse os motivos que levaram a essa decisão.

"O Marcelo jogou pouco tempo no último jogo e fez treino leve no dia seguinte. No dia 28 e 29, não fez nada. Fez trabalho de campo hoje, mas com baixo nível, sem enfrentamento. Isso me faz ter a conclusão de que ele perde um pouco da velocidade da reação. Isso faz com que nos gere temor para [a possibilidade de precisar jogar] 120 minutos. Não posso cravar que tem condições. Além disso, amanhã tem previsão de 35 graus, com muita umidade, e isso aumenta o desgaste de atletas. O Marcelo vem de cinco dias de pouca atividade e isso pode acarretar em desgaste maior", analisou.

Durante a coletiva, Tite também abriu seu microfone para explicar a permanência de Fagner. "Vinha jogando e vinha jogando bem o Danilo. Mas ele ficou dois jogos fora e o Fagner entrou muito bem. Ele permanece pelo desempenho de alto nível em dois jogos decisivos", completou.

Assim, o time titular será: Alisson; Fagner, Thiago Silva, Miranda e Filipe Luís; Casemiro; Willian, Paulinho, Philippe Coutinho e Neymar; Gabriel Jesus.

Nos 15 minutos em que a imprensa pôde ficar nas arquibancadas no treino deste domingo, Tite misturou alguns atletas reservas e titulares. Quase todos que jogam pelo lado esquerdo e são titulares receberam colete. Os que atuam pela direita ficaram sem. A ideia era forçar o enfrentamento de titular com titular no treino. 

Dos quatro que atuam pelo lado esquerdo do campo e receberam o colete, três já estavam com a posição garantida: Neymar, Coutinho e Miranda. Filipe Luís também havia sido selecionado para esse grupo.

Todos que, normalmente, são titulares pela direita do campo não receberam colete: Paulinho, Thiago Silva, Fagner e Willian ficaram apenas com o uniforme de treino. Entre os dois que atuam mais centralizado, Gabriel Jesus recebeu o colete e Casemiro ficou sem. 

Douglas Costa viajou com a delegação para Samara, mas já sabia que não poderia atuar. Ele faz sessões de fisioterapia e viajou com a delegação para manter o contato com os colegas.