Topo

Bélgica

Bélgica é última esperança de patrocinadora da Copa ter seleção na final

Kompany comemora gol da Bélgica contra o Brasil - REUTERS/Toru Hanai
Kompany comemora gol da Bélgica contra o Brasil Imagem: REUTERS/Toru Hanai

Gustavo Setti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

09/07/2018 11h10

A vitória da Bélgica contra o Brasil nas quartas de final da Copa do Mundo foi bastante comemorada por uma marca. Afinal, a seleção belga virou a última esperança da Adidas, empresa alemã e patrocinadora oficial do Mundial, de ter uma equipe na final do torneio e não ficar fora da decisão pela primeira vez depois de 24 anos.

- Por que perdemos? Os fatores que contribuíram para a queda da seleção
- Perrengues na Rússia: de motorista dorminhoco a hotel de filme de terror
- Histórias da Copa: camisa pesa

Das quatro semifinalistas na Rússia, a Bélgica é a única que veste Adidas, enquanto França, Croácia e Inglaterra são patrocinadas pela Nike. Por isso, a empresa das três listras torce pelos belgas para não repetir 1994, quando Brasil (Umbro) e Itália (Diadora) se enfrentaram na decisão nos Estados Unidos.

Desde então, pelo menos uma equipe da Adidas marcou presença em todas as finais. Em 1998, a França, com a marca alemã, venceu o Brasil, de Nike, e ficou com o título. Quatro anos depois, a seleção brasileira, ainda vestida pela empresa norte-americana, superou a Alemanha, de Adidas. Em 2006, a França, usando as três listras, perdeu para a Itália, que vestia Puma.

Já nos últimos dois Mundiais, a Adidas teve 100% de aproveitamento e vestiu as campeãs. Em 2010, a Espanha levou a melhor na final ao bater a Holanda, de Nike. Já na Copa no Brasil, em 2014, a Alemanha superou a Argentina em um duelo de duas seleções usando as três listras.

Agora, a marca alemã quer manter a sequência e tem a Bélgica como aposta final na Rússia depois de ser a maior patrocinadora de seleções nesta Copa (12 contra 10 da Nike). A Adidas estará na torcida pelos belgas no duelo contra a França, na próxima terça-feira (10), às 15h (de Brasília), em São Petersburgo.

Bélgica