Topo

Federação Inglesa pede adiamento da eleição presidencial da Fifa após escândalos

Blatter deve se reeleger como presidente da Fifa, mas enfrenta série de escândalos de corrupção - Salvatore Di Nolfi/EFE
Blatter deve se reeleger como presidente da Fifa, mas enfrenta série de escândalos de corrupção Imagem: Salvatore Di Nolfi/EFE

Das agências internacionais

Em Londres (Inglaterra)

31/05/2011 07h01

Nesta terça-feira, a Federação Inglesa (FA) solicitou o adiamento da eleição para a presidência da Fifa, marcada para amanhã (1º). Os recentes escândalos de suborno na entidade que comanda o futebol mundial motivaram o pedido.

David Bernstein, presidente da FA, divulgou uma nota oficial na qual explica os motivos do pedido. “Os eventos dos últimos dias reforçaram nossa visão e pedimos à Fifa e às federações nacionais para que nos apóiem em duas iniciativas. A primeira, adiar as eleições e dar credibilidade a este processo. Segundo, indicar uma parte externa e genuinamente independente para fazer recomendações para melhorar os procedimentos para se governar e as estruturas”, informou a nota.

Em maio, a FA havia anunciado que se absteria do processo eleitoral da Fifa. A entidade considerou que “a série de alegações feitas ao comitê executivo da Fifa tornou difícil o apoio a qualquer candidatura”. Além disso, a federação mostrou-se preocupada com a “falta de transparência” da Fifa, que “contribuiu para a situação insatisfatória” do momento..

“Este é um período danoso para a reputação da Fifa e de todo o futebol. Achamos que estes pedidos sejam um passo positivo e o mínimo que deve ser feito”, completa a nota divulgada pela Federação Inglesa.

Joseph Blatter, atual presidente da Fifa, ficou com o caminho livre para obter mais um mandato à frente da entidade. O suíço se livrou das acusações de corrupção feitas contra ele e desponta como único candidato ao cargo.

Blatter tinha um adversário: Mohammed Bin Hammam. No entanto, o presidente da Confederação Asiática (AFC) retirou sua candidatura e foi suspenso de todas as atividades relacionadas ao futebol. O qatariano foi acusado de envolvimento em um caso de suborno, no qual teria tentado comprar votos para a eleição presidencial da Fifa.

BLOGUEIROS DO UOL COMENTAM CRISE

JUCA KFOURI
Blatter se humilhou em público
ERICH BETING
Quando a Fifa irá mudar? Nunca

O caso também envolveu Jack Warner, vice-presidente da Fifa e presidente da Concacaf. Ele também foi suspenso, mas acusou Jérôme Valcke, secretário geral da Fifa, de sugerir que o Qatar havia comprado o direito de receber a Copa do Mundo-2022. Valcke admitiu que mandou um e-mail a Warner no qual falou sobre o assunto, mas disse que usou “um tom ameno” ao se referir sobre o caso.

Na segunda-feira, Blatter concedeu uma entrevista coletiva na sede da Fifa na Suíça. O presidente da entidade negou que o futebol passe por um momento de crise e disse que a entidade resolverá os problemas pelos quais passa no momento. “Estamos passando por algumas dificuldades, mas elas serão resolvidas dentro de nossa família”, disse.

Sem recurso

Mohammed Bin Hammam ainda não recebeu oficialmente os motivos pelos quais foi suspenso pela Fifa. Por este motivo, o presidente da AFC não poderá apresentar o recurso contra a punição nesta quarta-feira durante o congresso da entidade, segundo fontes próximas ao caso.

BLATTER DIZ QUE PROBLEMAS SERÃO RESOLVIDOS "EM FAMÍLIA"