Topo

Kleber esbraveja contra 'babaquices', diz que quer ficar no Palmeiras, mas não descarta Fla

Kleber recebeu uma proposta do Flamengo, mas diz querer ficar no Palmeiras - CESAR GRECO/FOTOARENA/AE
Kleber recebeu uma proposta do Flamengo, mas diz querer ficar no Palmeiras Imagem: CESAR GRECO/FOTOARENA/AE

Paula Almeida

Em São Paulo

22/06/2011 11h32

O atacante Kleber concedeu entrevista coletiva nesta quarta-feira para tentar explicar sua situação no Palmeiras, a discussão pública com o presidente Arnaldo Tirone e a oferta do Flamengo feita no último final de semana. Nitidamente incomodado com o caso, o 'Gladiador' mais uma vez reiterou que não quer sair do clube paulista e disse ter se entendido com o mandatário, mas avisou que se os rubro-negros resolverem pagar sua multa e o Palmeiras não fizer concessões, terá de estudar a proposta e poderá seguir para o Rio de Janeiro.

FLA NÃO DESISTE DE KLEBER

Seja pelo desempenho do time, as carências do elenco, ou a cobrança cada vez maior dos torcedores. O fato é que além de tudo o que cerca o craque Ronaldinho, o assunto "mercado" é outro ponto de bastante apelo nos bastidores do Flamengo.

Negociando com nomes badalados do futebol brasileiro, casos dos atacantes André e Kleber, além do zagueiro Alex Silva, a diretoria não estipula prazo para concluir as contratações ou desistir dos atletas. O curioso é que as três situações são complicadas e exigem dose extra de paciência para as partes envolvidas.

Kleber disse que entendeu as afirmações de Tirone do último final de semana como uma desvalorização à equipe alviverde. Na ocasião, o presidente declarou que não achava que o atacante trocaria o "certo pelo incerto", pois teria que buscar um espaço no Flamengo que já tem no Palmeiras.

"Só dei a entrevista que dei porque, no meu modo de entender, a entrevista do Tirone é que eu tinha que procurar espaço num time. Mas onde eu passei, eu cheguei e joguei. Entendi que ele estava desmerencendo a nossa equipe, que qualquer um que chega aqui vem e joga. O Palmeiras é pior que o Flamengo? No Flamengo os jogadores têm mais qualidade? Esse foi meu modo de entender. O presidente me ligou, falou que não foi dessa forma, a gente conversou e ficou tudo entendido", declarou o 'Gladiador', que ainda mais do que a crise com Tirone, ficou irritado com o tratamento que o caso ganhou em alguns veículos de imprensa.

"A gente tem ouvido muitas coisas, muito cara falando muita besteira. Ontem de manhã ouvi um cara falando que eu já fiz isso no Cruzeiro, que forcei uma situação. Não forcei situação nenhuma. O cara falou que eu tenho camarote no Palmeiras, nem sei de onde ele tirou isso. Falou que eu estava com 'contratite', mas é só vir aqui perguntar pros médicos se eu não estava com dor. Joguei com dor no domingo e os exames mostraram que eu ainda estou com a lesão [na coxa]", continuou o camisa 30, que inclusive ficou no departamento médico nesta manhã. "Os caras falam m..., mas não têm coragem de vir aqui falar na minha cara. Isso me irrita, me deixa p..., porque são ridículos os comentários, os caras falam muita babaquice, eles têm umas fontes que não sei onde arrumam".

Apesar de esbravejar contra uma parte da imprensa e de dizer que já se entendeu com o presidente Arnaldo Tirone, Kleber esclareceu que a possibilidade de uma transferência para o Flamengo ainda existe, embora ele queira permanecer no Palmeiras. "Meu destino sempre foi o Palmeiras, quero encerrar a carreira aqui, mas se o Flamengo vier e pagar a multa, eu vou ter que ouvir a proposta, sou profissional, aí vamos ver o que vai acontecer".

  • Danilo Verpa/Folhapress

    Proposta do Fla por Kleber esbarra em acordo com Cruzeiro e multa; entenda a situação

    O interesse do Flamengo no atacante Kleber, do Palmeiras, abriu uma discussão sobre o contrato do jogador. Os direitos federativos de Kleber pertencem ao Palmeiras, que tem um contrato de cinco anos com ele (válido até 2015), mas seus direitos econômicos estão igualmente divididos entre o clube paulista e o Cruzeiro, com 50% para cada um.

Kleber tentou deixar claro que não está está forçando o Palmeiras a lhe pagar um aumento salarial. Lembrou, inclusive, que já recusou propostas de outros times nesta segunda passagem pelo clube alviverde. Mas lembrou um caso para explicar que a falta de valorização no Cruzeiro foi crucial para que ele deixasse Belo Horizonte e retornasse a São Paulo.

"No Cruzeiro eu tive uma proposta pra sair e vir pro Palmeiras. Digamos que eu ganhava 5x e a proposta era de 10x. Então eu cheguei no Zezé [Perrella, presidente do Cruzeiro], pedi 5x e ele disse que não podia. Então eu falei que não dava. Por que só eu tenho que abrir mão", lembrou o atacante, que mais tarde, já no Palmeiras, receberia uma oferta do Cruzeiro para voltar a Minas Gerais. Kleber recusou, mas ressaltou que fez um pedido a Arnaldo Tirone que não foi atendido e que, mais tarde, poderá ser lembrado no momento de trocar de time.

"Em fevereiro ou março, o Cruzeiro veio atrás de mim pra me levar de volta. A gente procurou o presidente, o Pepe [Dioguardi, empresário] procurou o Tirone e falou 'Pra terminar isso, vamos só renovar o contrato do Kleber para cinco anos, porque agora são quatro'. A gente não tocou em salário, não se falou em salário. Mas o presidente não quis, disse que eu ainda tinha quatro anos de contrato, então estava tudo tranquilo. Tudo bem, o Palmeiras tem direito, mas eu queria cinco pra encerrar minha carreira".

Como naquela situação, Kleber explicou que agora também não está atrás de um aumento, mas salientou que uma valorização sempre é importante. "O que eu ganho aqui foi acordado com o clube, é um bom salario, a vida que eu sempre sonhei, não é so dinheiro. Já abri mão de ir pro Porto, eu ficaria no Cruzeiro se o Zezé aceitasse. Se eu quisesse dinheiro, eu ficaria no Dínamo [de Kiev-UCR]. Mas eu gosto daqui. Mas a gente vai se valorizando com os jogos, com o que a gente vai fazendo".

*Atualizada às 11h45