Topo

Em jogo de 7 gols, Brasil toma virada e perde 3º lugar para Alemanha no Mundial sub-17

Ademílson, um dos destaques da seleção, se machucou e Brasil acabou derrotado - AP Photo/Christian Palma
Ademílson, um dos destaques da seleção, se machucou e Brasil acabou derrotado Imagem: AP Photo/Christian Palma

Do UOL Esporte

Em São Paulo

10/07/2011 18h56

Após serem eliminados nas semifinais do Mundial sub-17, Brasil e Alemanha não estavam muito a fim de se aplicarem na defesa neste domingo, na disputa pelo terceiro lugar da competição. Como consequência, a seleção brasileira chegou a estar vencendo por 3 a 1, mas tomou a virada, perdeu por 4 a 3 e amargou mais uma derrota no torneio disputado no México.

Nem o local da partida, jogada no estádio Azteca, na Cidade do México (palco da final da Copa do Mundo de 1970, que marcou o tricampeonato do Brasil), foi suficiente para inspirar os jovens jogadores brasileiros. O confronto serviu como preliminar da grande final, na qual o Uruguai, algoz da seleção, não foi páreo para o anfitrião México. Com o Azteca lotado, os mexicanos venceram por 2 a 0 e fizeram a festa da torcida local, conquistando o seu segundo título do torneio.

O jogo já deu sinais logo no início de que seria aberto ao extremo. O Brasil escalou a sua força máxima, mas foi a Alemanha quem saiu na frente. Aos 19 minutos, Okan Aydin colocou os alemães em vantagem. Mas os adversários nem tiveram tempo de comemorar. Na sequência, Lucas Piazon cruzou para Wellington deixar tudo igual.

A seleção então foi ao ataque e conseguiu dois gols, ambos com Adryan. No primeiro, o jogador do Flamengo converteu o pênalti sofrido por ele mesmo, e no segundo ele completou o cruzamento de Emerson. Assim, deixou claro o quanto fez falta na semifinal contra o Uruguai, quando estava suspenso e não pode ajudar o Brasil a evitar a eliminação precoce.

Tudo parecia caminhar para a conquista do terceiro lugar, mas um gol no final do primeiro tempo atrapalhou os planos do Brasil. Aos 45, Koray Guenter marcou de cabeça, após cobrança de falta pela direita, e recolocou os alemães no jogo.

Na etapa final, Levent Aycicek decretou o empate logo aos nove minutos e a seleção sentiu o golpe. O time, que ainda perdeu o atacante Ademílson, machucado, levou o gol da virada aos 18 minutos, quando Aydin marcou e definiu a vitória dos alemães.