Topo

Sport responde ao Flamengo e vai à Fifa para reconhecer do título de 1987

Jogadores do Fla comemoram conquista da Copa União, em 1987: polêmica se arrasta - Arquivo
Jogadores do Fla comemoram conquista da Copa União, em 1987: polêmica se arrasta Imagem: Arquivo

Do UOL Esporte

Em São Paulo

15/07/2011 21h33

A novela envolvendo o título Brasileiro de 1987 ganhou mais um capítulo nesta sexta-feira. Reconhecido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) como o legítimo campeão daquele ano, o Sport recolheu os documentos necessários e agora vai à sede da Fifa, na Suiça, tentar por um ponto final no caso 24 anos depois.

FLAMENGO TAMBÉM SE MOBILIZA

  • Vipcomm

    Time carioca montou uma "estratégia de guerra" para reaver o reconhecimento do título brasileiro de 1987 e conseguir uma punição ao Sport na Fifa.

Em um comunicado em seu site oficial, o Sport declarou que seu vice-presidente jurídico, João Humberto Martorelli, irá até a Suíca no próximo dia 18 para provar, perante a Fifa, a legitimidade do título de Campeão Brasileiro de 1987. O clube pernambucano contratou um advogado especialista em casos na Fifa para acompanhar Martorelli nessa “missão”.

“O nosso Vice-presidente jurídico, o Dr. João Humberto Martorelli, também vai até a Fifa mostrar os documentos que temos que provam o nosso título de 1987. Vamos provar que isso é uma questão antiga e que já foi definida há muito tempo”, comentou o presidente do Sport, Gustavo Dubeux.

Essa empreitada do Sport junto à Fifa é uma resposta do clube ao Flamengo, que também foi até a entidade que rege o futebol mundial, para tentar comprovar que é o legítimo campeão da Copa União de 1987 e ainda pedir uma punição à equipe pernambucana que entrou na justiça comum para ser declarado o vencedor do Brasileiro daquele ano.

A polêmica voltou à tona no dia 21 de fevereiro deste ano, quando a CBF reconheceu o Flamengo como campeão brasileiro de 1987, dividindo o título com o Sport. No entanto, a decisão não foi suficiente para por ponto final na novela, uma vezes que o presidente do Sport, Gustavo Dubeux, afirmou que não aceitaria o parecer da CBF e tomaria providências na Justiça.

No dia 15 de junho, a 10ª Vara da Justiça Federal obrigou a CBF a reconhecer apenas o Sport como campeão da polêmica edição. Ciente disto, o rubro-negro carioca declarou que iria acionar a Fifa para pedir uma solução ao caso, o que será repetido pelo clube pernambucano.