Topo

Hernanes toma bronca de Mano, mas resolve em 1º teste como meia na seleção

Hernanes marcou o segundo na vitória da seleção por 2 a 0 sobre o Gabão - Arquivo/AP
Hernanes marcou o segundo na vitória da seleção por 2 a 0 sobre o Gabão Imagem: Arquivo/AP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

10/11/2011 18h13

Convocado para os amistosos contra Gabão e Egito, nos compromissos que fecham o calendário da seleção brasileira na temporada, Hernanes teve nesta quinta-feira sua primeira oportunidade atuando como meia ofensivo. Após enfrentar uma espécie de "geladeira" no futebol europeu, até se adaptar a nova função na carreira, o jogador da Lazio voltou a vestir amarelo e saiu como principal destaque da vitória sobre o rival africano por 2 a 0, em atuação com direito a bronca após firula e gol de cabeça.

Hernanes marcou o segundo gol do Brasil na vitória sobre o Gabão em Libreville. Antes, no entanto, motivou uma reação revoltada de Mano Menezes à beira do campo. Aos 24min do primeiro tempo, o jogador da Lazio ganhou dividida na intermediária e partiu sozinho para a área adversária, onde tentou o toque de cobertura sobre Ebang, quando o lance sugeria uma definição mais convencional. A bola acabou saindo por cima do travessão, e o meia escutou palavras fortes de seu treinador.

Dez minutos depois, Hernanes teve sua segunda boa chance na área do Gabão e, desta vez, preferiu a alternativa mais simples. Ebang rebateu a bola após um disparo forte de Jonas, e o meia empurrou para o gol de cabeça.

"Saí sozinho na cara do gol, mas o goleiro fechou o ângulo. Foi uma infelicidade. Mas eu persisti e o gol saiu, foi muito importante", comentou Hernanes à TV Globo na saída do gramado no intervalo.

Esta foi a primeira oportunidade de Hernanes atuando com Mano da mesma maneira que joga na Lazio, na Itália, mais avançado e com liberdade ofensiva. Antes, o jogador havia sido convocado como volante e acabou enfrentando um tempo fora da equipe após o amistoso de fevereiro contra a França, quando foi expulso após uma entrada violenta em Benzema ainda na primeira etapa.

"Estou mais à frente, chegando mais perto do gol. O Mano insistiu em me convocar nessa posição, esperou que eu evoluísse como meia para me convocar de novo, nesta posição. Isso me deixa feliz", declarou o camisa 7.

A partida amistosa em Libreville contra os números 68 do ranking da Fifa foi a sexta de Hernanes na seleção brasileira. O gol de cabeça nesta quinta foi o primeiro do ex-são-paulino pela equipe nacional.