Topo

Pelé cobra dinheiro do Santos por uso da imagem e deixa passado de auxílio ao clube

Pelé aceitou proposta contratual do Santos para ser embaixador do clube no centenário - Ricardo Nogueira
Pelé aceitou proposta contratual do Santos para ser embaixador do clube no centenário Imagem: Ricardo Nogueira

João Henrique Marques

Em Santos (SP)

01/12/2011 06h00

Pelé transformou o Santos em um dos principais clubes do mundo, auxiliou a agremiação financeiramente em momentos de dificuldade, e enriquece o caixa santista até hoje com a exposição da imagem. Só que agora, o Rei do futebol resolveu cobrar para trabalhar pelo alvinegro.

Para ser o embaixador do Santos no centenário, Pelé vai ganhar remuneração mensal e comissão em cada patrocinador levado ao clube em 2012.  Esta foi a única maneira encontrada pelo alvinegro para usar a imagem do Rei como bem entender, promover eventos no centenário com a participação obrigatório do Atleta do Século, e atrair investidores dispostos a participar de um fundo de R$ 40 milhões

“O contrato de imagem do Pelé é regido pelo valor de mercado. Será uma remuneração de mercado. Simplesmente isso”, disse o gerente de marketing do Santos, Armênio Neto, durante evento de apresentação de Pelé como contratado santista para o ano do centenário.

O Rei do futebol volta a ter vínculo com o Santos após 12 anos. O último cargo foi o de supervisor das categorias de base do clube, em 99, durante a gestão do presidente Samir JorgeAbdul-Hak. Na época, Pelé mantinha carteira assinada pelo Santos e salário de R$ 6mil.

“Poucos se lembram o que passou naquela época. O Santos tinha certa dificuldade, arrumei patrocinador, e também colocava o meu dinheiro no clube. É chato falar isso, mas que eu construí os vestiários (do CT Rei Pelé). Com o meu dinheiro viagens da base eram feitas. Eu amo esse time, mas não vou ficar falando tudo o que eu fiz”, disse Pelé na tentativa de afastar a imagem atual de funcionário do Santos.

Como gestor da base, Pelé participou ativamente da formação de Diego e Robinho, este último apontado como sucessor pelo próprio Rei ainda aos 13 anos de idade. No entanto, o vínculo com o Santos terminou no fim de 99.

Pelé mantém camarote na Vila Belmiro e não é presença rara no clube. Na véspera da final da Libertadores este ano, por exemplo, foi até o centro de treinamento para dar moral aos jogadores. Qualquer aparição, no entanto, era feita sem remuneração. Em 2012, para o ano do centenário, o Rei aceitou ganhar dinheiro do Santos para auxiliar o clube.

“A gente não queria repetir o que acontecia. Quem lembra o Pelé chegando aqui para a apresentação do Robinho (em fevereiro de 2010). Ele veio de helicóptero, às pressas. Não podíamos trazer o Pelé de outra forma. Agora mudou. Resolvemos isso com o Pepito (José Fornos Rodrigues, empresário de Pelé há 40 anos)”, destacou  Armênio Neto.

CLUBE COMEÇA PRIMEIROS FESTEJOS DO CENTENÁRIO DE 2012