Topo

Atlético-MG quer evitar que goleada para rival prejudique planejamento do próximo ano

Manutenção de Cuca, apesar da goleada para o Cruzeiro, é 1º passo do planejamento - Bruno Cantini/site oficial do Atlético-MG
Manutenção de Cuca, apesar da goleada para o Cruzeiro, é 1º passo do planejamento Imagem: Bruno Cantini/site oficial do Atlético-MG

Bernardo Lacerda

Em Belo Horizonte

06/12/2011 06h01

Apesar de a goleada sofrida para o Cruzeiro, por 6 a 1, no domingo, ainda repercutir na capital mineira, o Atlético-MG começa a trabalhar na montagem do elenco para a próxima temporada e tenta superar a “humilhação” para não deixar a pressão atrapalhar os planos traçados. O esforço atleticano agora é evitar que o resultado do clássico interfira no planejamento realizado para a próxima semana.

“A derrota foi humilhante, está doendo até agora, mas tem que ser esquecida, passou, não vamos dispensar todo mundo, jogador, torcedor, presidente, porteiro, todos, porque a derrota foi humilhante, mas não pode interferir no planejamento”, revelou o presidente atleticano, Alexandre Kalil.

A primeira decisão da diretoria do alvinegro mineiro foi a confirmação do técnico Cuca, que seguirá no comando do Atlético em 2012. O treinador que chegou em agosto deste ano, conseguiu evitar o rebaixamento da equipe para a Série B, feito confirmado na penúltima rodada, com goleada sobre o Botafogo, por 4 a 0.

Alexandre Kalil reconhece que a goleada para o maior rival precisa ser superada. “Temos de trabalhar para o ano que vem, para que tenhamos um ano melhor, não com este resultado, este jogo, nada apaga o que foi feito, o trabalho do Cuca”, salientou.

Nos dois primeiros anos da gestão Kalil, ao se despedir do Brasileirão com derrotas, aconteceram mudanças de planos. Em 2009, o técnico Celso Roth, que já tinha seu vínculo com o clube acertado para mais uma temporada, foi demitido por ter sido goleado pelo Corinthians, por 3 a 0, e ter perdido a classificação para a Libertadores na reta final do Brasileiro.

A mudança no comando técnico, com a chegada de Vanderlei Luxemburgo, decretou a alteração de todo o elenco atleticano para 2010, quando o time brigou para não ser rebaixado. Para 2011, Dorival Júnior, que conseguiu salvar o time, foi mantido como treinador, mas novamente a diretoria optou em contratar por quantidade, mais de 20 atletas chegaram ao longo do ano e a equipe não teve os resultados em campo.

Kalil reconhece o erro e afirma que irá mudar a maneira de trabalhar. “Montamos time em setembro, fomos trocando aos montes, 40 jogadores no plantel, vocês mesmos detectaram isso, não vamos fazer de novo, foramtrês anos assim, vamos trazer peças pontuais, contratações pontuais e tentar fazer um bom ano”, observou.

Antes do clássico de domingo, o planejamento da diretoria atleticana, juntamente com o técnico Cuca, decidiu que o clube deverá manter em torno de 15 jogadores do atual elenco, pouco mais da metade e contratar mais seis reforços, além de promoção de jogadores da base.

O dirigente afirma que já está trabalhando para contratação de reforços e também em relação aos jogadores que permanecerão no clube em 2012. “Já estou trabalhando neste assunto (contratação), não adianta, passa a noite, meninos (filhos) vão lá para casa, chorar, tragédia, mundo acabou, mas acordo presidente do Atlético, não sou aproveitador de tragédia, tenho de pagar conta, tenha história neste clube, tenho de trabalhar”, disse Kalil.