Topo

Marta perde domínio na Fifa para japonesa e encerra ano ruim do futebol feminino

Shakira entrega o troféu para a japonesa Homare Sawa, que desbancou Marta na festa - Christian Hartmann/Reuters
Shakira entrega o troféu para a japonesa Homare Sawa, que desbancou Marta na festa Imagem: Christian Hartmann/Reuters

Do UOL, em São Paulo

09/01/2012 16h52

Dona de cinco troféus de melhor do mundo da Fifa, Marta perdeu a hegemonia nesta segunda-feira. Em festa de gala realizada na Suíça, a brasileira foi superada por Homare Sawa. A meio-campista conduziu o Japão ao surpreendente e inédito título da Copa do Mundo. O resultado fecha um ano ruim para o futebol feminino brasileiro.

Homare Sawa saiu do Mundial com o título de campeã e como a principal estrela. Ela recebeu o prêmio das mãos da cantora colombiana Shakira e confirmou tal status em Zurique com 28.51% dos votos. Marta ficou na segunda colocação com 17.28%. A norte-americana Abby Wambach também participava da disputa e garantiu a terceira posição (13.26%).

O fim do domínio de Marta na Fifa pode ser considerado resultado das frustrações da seleção nacional. Na Copa do Mundo disputada na Alemanha – competição decisiva para a eleição da jogadora japonesa –, o Brasil decepcionou mais uma vez e foi eliminado pelos Estados Unidos nas quartas de final.

Individualmente, Marta teve um bom desempenho. Ela foi artilheira do campeonato dos Estados Unidos, atuando pelo Western New York Flash, e entrou para a história como a maior artilheira da Copa do Mundo, com 14 gols marcados, dividindo a marca com a alemã Birgit Prinz.

Favorita no Pan-Americano de Guadalajara, mesmo sem Marta e mais sete jogadoras que participaram do último Mundial, a equipe também decepcionou. Em uma final dramática, o Brasil perdeu para o Canadá nos pênaltis por 4 a 3 e ficou com a medalha de prata no torneio.

Para completar, o Santos decidiu fechar as portas para o futebol feminino por não conseguir patrocínios para bancar a modalidade. O clube tinha projeto ambicioso para as meninas, mas decidiu cancelar as atividades. Marta fazia parte dos planos e viria ao Brasil por poucos meses para defender o time da Vila Belmiro.

Em entrevista nesta segunda-feira na Suíça, Marta lamentou o fim do time feminino do Santos e considerou a decisão dos dirigentes brasileiros como uma baixa inesperada. 

"É frustrante, principalmente o que aconteceu com o Santos. O Santos é muito importante para mim, pelo tempo que passei lá. Não é positivo para a imagem do futebol feminino no país, para as jovens jogadoras, para o futuro delas", afirmou a atleta do Western New York Flash, dos Estados Unidos.

Entre os homens, os classificados foram Lionel Messi, Cristiano Ronaldo e Xavi e, como esperado, o argentino ficou com o troféu pela terceira vez consecutiva. O Brasil foi lembrado na festa e ficou com o gol mais bonito da temporada 2011. Neymar foi premiado após bater Wayne Rooney e Messi.

VEJA A RELAÇÃO DOS PREMIADOS NA CERIMÔNIA DA FIFA

MELHOR JOGADORLionel Messi
Argentina
MELHOR JOGADORAHomare Sawa
Japão
GOL MAIS BONITO DE 2011Neymar
Brasil
TÉCNICO DO ANO (masc)Pep Guardiola
Espanha
TÉCNICO DO ANO (fem)Norio Sazaki
Japão
PRÊMIO PRESIDENCIALAlex Ferguson
Escócia