Topo

Messi busca igualar marca de Zidane e Ronaldo e ser o melhor do mundo pela 3ª vez

Lionel Messi quer repetir esta cena em 2011 e conquistar mais uma Bola de Ouro da Fifa - REUTERS/Christian Hartmann
Lionel Messi quer repetir esta cena em 2011 e conquistar mais uma Bola de Ouro da Fifa Imagem: REUTERS/Christian Hartmann

Do UOL, em São Paulo

09/01/2012 06h01

Lionel Messi tem a chance de entrar para a história nesta segunda-feira. O atacante do Barcelona pode deixar a cerimônia de entrega da Bola de Ouro da Fifa com seu terceiro título consecutivo de melhor jogador do mundo. Caso o favoritismo do argentino se concretize, ele se igualaria a Zinedine Zidane e Ronaldo, que também foram eleitos em três oportunidades.

GANHADORES DOS ÚLTIMOS ANOS

2010*Lionel Messi (ARG)
2009Lionel Messi (ARG)
2008Cristiano Ronaldo (POR)
2007Kaká (BRA)
2006Fabio Cannavaro (ITA)
2005Ronaldinho (BRA)
2004Ronaldinho (BRA)

Em 2010, houve a unificação do prêmio oferecido pela Fifa e a tradicional Bola de Ouro, da revista France Football. Por conta de seu desempenho discreto na Copa do Mundo, Messi corria por fora na disputa com Xavi e Iniesta, seus companheiros de equipe no Barcelona. No entanto, ele desbancou os espanhóis e faturou o troféu.

Agora, porém, nem mesmo a forte concorrência parece intimidar o argentino. Cristiano Ronaldo (Real Madrid) e Xavi (Barcelona) tiveram excelente desempenho nesta temporada, mas Messi provou mais uma vez seu papel de protagonista e de jogador capaz de decidir quando o time mais precisa. A decisão do último Mundial de Clubes da Fifa, contra o Santos, foi um exemplo disso, quando o atacante marcou dois belos gols.

Se Messi levar a Bola de Ouro, conseguirá um feito inédito: será o primeiro jogador a ser eleito o melhor do mundo da Fifa por três anos consecutivos. Já Zidane (1998, 2000 e 2003) e Ronaldo (1996, 1997 e 2002) ficaram em primeiro em anos alternados. Se for considerada a premiação isolada da Bola de Ouro, o francês Michel Platini ganhou o prêmio em três anos consecutivos.

Para definir o vencedor, foram consultados jornalistas de todo o mundo, além dos treinadores e capitães de todas as seleções filiadas à Fifa.

Mais uma vez, o Brasil ficou sem representantes entre os três finalistas da eleição de melhor jogador do mundo da Fifa. O último foi Kaká, ganhador do prêmio em 2007. No entanto, isso não quer dizer que o país está fora da cerimônia na Suíça.

Marta pode ganhar pelo sexto ano consecutivo o troféu de melhor jogadora do mundo. Já Neymar concorre ao prêmio Puskas, oferecido ao mais belo gol do ano. No entanto, a concorrência promete ser bem acirrada.

A cerimônia será realizada nesta segunda-feira a partir das 16h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo do Sportv e da ESPN Brasil. O Placar UOL Esporte faz o acompanhamento dos principais destaques da festa.

Veja a seguir mais alguns detalhes dos concorrentes às premiações da Fifa:

CINCO MOTIVOS PARA MESSI SER ELEITO O MELHOR DO MUNDO

1) Marcou 59 gols em 2011
2) Superou a marca de 200 gols na carreira
3) Tornou-se o maior artilheiro do Barcelona em uma mesma temporada, quebrando recorde de Ronaldo
4) Tornou-se o estrangeiro que mais vezes vestiu a camisa do clube
5) Mostrou-se decisivo em jogos importantes, como na final da última Liga dos Campeões e na decisão do Mundial de Clubes da Fifa

CINCO MOTIVOS PARA CRISTIANO RONALDO SER ELEITO O MELHOR DO MUNDO

1) Bateu recorde de gols no Camp. Espanhol em 2010/11 (40) e ganhou a Chuteira de Ouro como maior goleador da Europa
2) Tem média superior a um gol por jogo nesta temporada – 25 gols/23 partidas
3) Atual artilheiro do Campeonato Espanhol com 21 gols
4) Ajudou Portugal a evitar vexame e se classificar para a Eurocopa-2012
5) Fez o gol do título da Copa do Rei em uma das raras vitórias sobre o Barcelona nos últimos tempos

CINCO MOTIVOS PARA XAVI SER ELEITO O MELHOR DO MUNDO

1) Indispensável na armação do Barcelona e da seleção espanhola, duas das melhores equipes do mundo
2) Tem ótimo aproveitamento de passes – não errou sequer um dos 110 passes na final do Mundial de Clubes da Fifa
3) Continua decisivo com suas assistências – como no primeiro gol contra o Santos no Japão
4) Tornou-se o jogador que atuou mais vezes pelo Barcelona no Espanhol: 398 partidas
5) Foi eleito pela IFFHS como o melhor meia de criação do mundo

ESPERANÇAS DE TROFÉUS PARA O BRASIL

Pelo segundo ano consecutivo, Neymar é finalista do prêmio Puskas, oferecido ao mais belo gol do ano. O atacante, que ficou entre os 23 pré-selecionados à Bola de Ouro, concorre com Rooney e Messi em eleição através do site da Fifa. Marta, por sua vez, tentará ser a melhor jogadora do mundo pela 6ª vez seguida. No entanto, ela viveu um ano difícil na seleção brasileira e tem rivais complicadas pela frente: a japonesa Homare Sawa (campeão mundial) e a norte-americana Abby Wambach.