Topo

Marta vê concorrência se acirrar e tem domínio ameaçado em eleição da Fifa

Japonesa e norte-americana ameaçam encerrar domínio de Marta em premiação - AFP/FABRICE COFFRIN
Japonesa e norte-americana ameaçam encerrar domínio de Marta em premiação Imagem: AFP/FABRICE COFFRIN

Do UOL, em São Paulo

09/01/2012 06h01

Marta está ameaçada de perder o domínio no prêmio de melhor jogadora do mundo da Fifa. A brasileira, vencedora das cinco últimas edições, sofre com a forte concorrência neste ano e pode ver sua sequência terminar nesta segunda-feira, em cerimônia da entidade em Zurique (Suíça).

SEM MUITA AJUDA DA SELEÇÃO

  • Fernando Pilatos/Divulgação

    Eliminação do Brasil nas quartas de final da Copa do Mundo pode pesar contra Marta em premiação

Se dependesse apenas da seleção brasileira como “cabo eleitoral”, Marta não teria muitos motivos para confiar em sua vitória. Mais uma vez, a equipe tinha a esperança de conquistar seu primeiro título mundial, mas ficou longe da taça no torneio disputado na Alemanha.

Embora o Brasil tenha feito uma ótima campanha na primeira fase, quando derrotou suas três adversárias (Austrália, Noruega e Guiné Equatorial), nas quartas de final a seleção voltou a demonstrar certo nervosismo e foi eliminada pelos Estados Unidos na decisão por pênaltis, após levar um gol no fim da prorrogação.

Aliás, os EUA têm uma candidata a “roubar” o trono de Marta. Abby Wambach, de 31 anos, foi vice-artilheira do Mundial com quatro gols (ao lado de Marta). Ela foi às redes em momentos decisivos, como na prorrogação contra o Brasil e na decisão do torneio contra o Japão.

Outra forte candidata a ganhar o prêmio da Fifa é Homare Sawa. A meio-campista conduziu o Japão ao surpreendente e inédito título do Mundial, ao derrotar os EUA nos pênaltis. Homare não só foi a artilheira da Copa do Mundo (cinco gols) como também foi eleita a melhor jogadora da competição.

Além da disputa para ver quem é o melhor jogador e jogadora do mundo, a cerimônia da Fifa também terá outros troféus. Neymar está na briga pelo prêmio Puskas de gol mais bonito do ano. Além disso, José Mourinho (Real Madrid), Josep Guardiola (Barcelona) e Alex Ferguson (Manchester United) estão na briga pela condição de melhor treinador do mundo.

A cerimônia será realizada nesta segunda-feira a partir das 16h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo do Sportv. O Placar UOL Esporte faz o acompanhamento dos principais destaques da festa.