Topo

Rindo à toa, vascaínos exaltam futebol carioca e profissionalismo do clube na busca por títulos

Alecsandro sorri deitado no gramado durante treinamento do Vasco em Atibaia (SP) - Marcelo Sadio/ site oficial do Vasco
Alecsandro sorri deitado no gramado durante treinamento do Vasco em Atibaia (SP) Imagem: Marcelo Sadio/ site oficial do Vasco

Vinicius Castro

Do UOL, em Atibaia (SP)

10/01/2012 06h05

Caiu o mito de que o futebol carioca está defasado em relação ao trabalho desenvolvido em outros estados do Brasil. Esta é a opinião dos jogadores do Vasco após a campanha vitoriosa desenvolvida no ano passado e o início do trabalho para a temporada 2012, que marca o retorno do clube de São Januário à Copa Libertadores da América.

Os títulos brasileiros de Flamengo e Fluminense, respectivamente em 2009 e 2010, além da própria Copa do Brasil do Vasco em 2011, surgem como argumentos na defesa do futebol carioca. O atacante Alecsandro, que tinha medo de morar e trabalhar na cidade, já pensa em fixar residência no Rio de Janeiro após pendurar as chuteiras.

“Confesso que tinha medo do Rio de Janeiro e também dos clubes. O pessoal falava que as pessoas eram preguiçosas e não gostavam muito de trabalhar. Posso dizer que isso é uma lenda que criaram. É realmente uma cidade maravilhosa. Já penso em rever os conceitos e morar no Rio quando encerrar a carreira. Se tratando de clube e profissionalismo, o Vasco mostra justamente o contrário do que sempre me falaram. Todos estão trabalhando muito”, afirmou o camisa 9.

Recém chegado ao Vasco, o zagueiro Rodolfo iniciou no futebol jogando pelo Fluminense e possui no Rio de Janeiro a sua única residência fixa no país. Ele é mais um que endossa o coro.

“O grupo de profissionais do Vasco é uma coisa de surpreender. Dizem que o futebol do Rio de Janeiro está em decadência, mas isso prova o contrário. Os resultados recentes, o trabalho, tudo... Estive no Sul no ano passado e todos falam que as características estão mudando. Acredito que o futebol do Rio de Janeiro está chegando bem próximo do topo”, comentou.

Pegando embalo na campanha do ano passado, o Vasco realiza até o dia 19 de janeiro a sua pré-temporada, em Atibaia, interior de São Paulo. No dia 22 de janeiro, o time faz a sua primeira partida oficial do ano contra o Americano, no estádio Moacyrzão, em Macaé, pelo Campeonato Carioca. A estreia na Libertadores será no dia 8 de fevereiro, contra o Nacional, do Uruguai, em São Januário.