Topo

Tirone anuncia biografia e busto em homenagem a Marcos e quer aposentar a camisa 12

Marcos se despede do futebol após 20 anos de glórias e lesões no gol do Palmeiras - Vanessa Carvalho/News Free
Marcos se despede do futebol após 20 anos de glórias e lesões no gol do Palmeiras Imagem: Vanessa Carvalho/News Free

Luiza Oliveira

Do UOL, em São Paulo

11/01/2012 12h03

O Palmeiras finalmente anunciou seus planos para homenagear Marcos. Em entrevista coletiva nesta quarta-feira, o presidente Arnaldo Tirone anunciou as primeiras ações do departamento de marketing do clube. O cartola quer uma biografia do goleiro, um busto e pretende eternizar a camisa 12.

O mandatário palmeirense diz que ainda será estudado a forma como será feito isso de acordo com o regulamento dos campeonatos. "Pretendemos conversar com Marcos e o nosso departamento jurídico para eternizar a camisa 12, é mais que merecida", disse.

De acordo com Tirone, também está nos planos do clube uma biografia com a história do jogador, que será elaborada pelo jornalista Paulo Vinicius Coelho (da ESPN) em parceria com Mauro Beting (Rede Bandeirantes). As fotos serão do assessor do clube Fernando Galuppo.

O busto que chegou a ser pedido por várias facções políticas do clube também está nos planos. Uma das ideias é que ele seja instalado na Nova Arena Palestra Itália.

Em seu discurso, o presidente palmeirense disse que Marcos não se aposentou, apenas mudou de função. "Estou emocionado, um pouco triste, mas não é aposentadoria porque ele não vai se aposentar. Há uma ideia nossa de ele continuar junto conosco do nosso lado de mãos dadas. O Palmeiras precisa disso, da ajuda de todos, imagina abrir mão da ajuda do nosso grande ídolo", disse.

Emocionado, Marcos atendeu a imprensa no centro de treinamento da Barra Funda e acusou um certo desconforto com o clima de homenagens após sua aposentadoria. "O Palmeiras não deve nada para mim. Eu é que devo ao Palmeiras. A maior glória da minha carreira foi ter vestido a camisa do clube. Se eu viesse de Oriente agora sem ter passado pelo Palmeiras ninguém iria querer me ouvir", afirmou o ex-goleiro, em menção à cidade do interior de São Paulo onde nasceu.

CONFIRA AS PRINCIPAIS FRASES DE MARCOS NA COLETIVA DE SUA DESPEDIDA

APOSENTADORIA
“Isso aí é uma frase antiga: ‘jogador morre duas vezes’. Sabe quando morre um ente querido seu? Você chega em casa, vê sua roupa de concentração, sua mala. Você fala: ‘rapaz, morri mesmo’”

“Agora eu sou aposentado, vamos ver como vai ser. Quando não tiver o que fazer eu venho aqui no Palmeiras e fico aqui na boa”.
Agência FrameO PAI
“Quando meu pai estava doente eu não pude visitar ele porque tinha muito jogo. Acho que meu pai está feliz. Ele era uma pessoa muito simples. Sempre falava que quando morresse você ia chegar no túmulo, iam falar que você teve um bom nome na praça. E acho que isso eu fiz bem”

Leia a matéria completa
LIGAÇÃO COM PALMEIRAS
“O Palmeiras não deve nada para mim. Eu é que devo ao Palmeiras. A maior glória da minha carreira foi ter vestido a camisa do clube. Se eu viesse de Oriente agora sem ter passado pelo Palmeiras ninguém iria me ouvir”
SACRIFÍCIO NO FIM
“Tinha que treinar no campo e correr na esteira, mas estava nessa sinuca porque não conseguia por causa do joelho. Aí vi que o corpo estava pedindo arrego e eu ia ficar me arrastando em campo. E minha família tem tendência a engordar”
TORCIDA FANÁTICA
“A procissão? Os caras são loucos, né? Estão de brincadeira. Minha mulher está sentada ali, pergunta pra ela se eu tenho de ser canonizado. Mas é uma homenagem legal. Fico com vergonha até. Vocês dão mais moral pra mim do que eu mereço” Leia mais sobre o assunto
CONVERSA COM A MÃE
“Minha mãe ficou muito triste [com a aposentadoria]. Eu expliquei pra ela as condições. Ela disse: ‘não dava para você jogar mais um tempinho?’. Aí eu expliquei, ela entendeu e pediu pra eu ir visitá-la mais vezes” Leia mais

IDEIAS PARA A DESPEDIDA
“A gente pensou um monte de coisa. Quem sabe um Palmeiras e Corinthians de 99/2000. Ou Palmeiras e Deportivo Cali. Ou os meus amigos, com o pessoal que jogou comigo aqui no Palmeiras. Acho que tem muita coisa legal para fazer” Confira a notícia completa