Topo

Grêmio lança novo uniforme dia 2 de abril, buscando unir tecnologia e história

Renato, atletas e celebridades se uniram no lançamento do uniforme gremista em 2011 - Lucas Uebel/AI Grêmio
Renato, atletas e celebridades se uniram no lançamento do uniforme gremista em 2011 Imagem: Lucas Uebel/AI Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

17/03/2012 06h00

Design, tecnologia, moda e história. Baseado nestes quatro pilares o departamento de marketing do Grêmio acredita no sucesso do novo uniforme do time, que será lançado no dia 2 de abril, em concorrido evento em Porto Alegre. Depois de algumas críticas a modelos anteriores, o clube se baseou em camisas históricas e agradou os torcedores em 2011. A promessa é manter a mesma ideia.

Marketing usa imagem de Luxemburgo

  • Lucas Uebel/Grêmio FBPA

    O departamento me marketing do Grêmio sabe a força de Luxemburgo, e por isso está usando a imagem do treinador em ações com os torcedores

Os principais problemas com os uniformes do Grêmio aconteceram enquanto a Puma era fornecedora de material esportivo. Camisas que não agradavam a torcida, atrasos em entregas de fardamento de treino e reclamações de parte a parte pautavam a relação entre clube, aficionados e empresa.

Em 2011, porém, tal situação foi resolvida com a troca de parceria. A Topper conversou muito com os diretores do Grêmio antes do lançamento do uniforme e se baseou em camisas históricas para lançar a atual versão de fardamento do time. A resposta dos aficionados foi imediata, com boa aceitação.

Para 2012, a meta é repetir a ideia. "Posso dizer que será algo baseado em quatro pontos: design, tecnologia, moda e história. Só isso que posso dizer. Mas será uma grande camisa. Como já é a atual", disse o responsável pelo marketing gremista, Paulo César Verardi, ao UOL Esporte.

Atualmente o Grêmio tem quatro uniformes. O titular [tricolor], o reserva [branco], o terceiro [azul celeste] e o quarto que foi escolhido pela torcida através do site oficial [azul marinho]. A tendência é que todos tenham versões 2012, e ainda uma quinta camisa pode ser lançada.

O clube vive ano muito importante. É a última temporada em que os jogos serão no estádio Olímpico. A Arena do Grêmio tem previsão de inauguração para dezembro e o processo de "mudança" gera grandes possibilidades para entidade. Ações comemorativas, camisetas alusivas, shows e amistosos contra grandes clubes marcarão o ano de despedida da antiga casa e estreia da nova.

Para isso, os uniformes ganharão cuidado especial. Além da festa de lançamento, sempre um evento concorrido pelos gremistas. Em 2011, celebridades como Dani Bolina, Larissa Maciel, Sharon Menezes e Daniel Bueno desfilaram o uniforme. Fernanda Lima e Deborah Secco também já usaram as cores do Grêmio na passarela. Mais uma vez, beldades irão se apossar do azul, branco e preto no início do próximo mês.