Topo

Globo rebaixa Palmeiras e Vasco e dobra exposição do São Paulo na TV aberta

Time de Juvenal Juvêncio foi beneficiado por se reaproximar da CBF e da TV Globo - Luiz Carlos Murauskas/Folhapress
Time de Juvenal Juvêncio foi beneficiado por se reaproximar da CBF e da TV Globo Imagem: Luiz Carlos Murauskas/Folhapress

Renan Prates

Do UOL, em São Paulo

20/03/2012 05h58

O São Paulo teve a primeira implicação positiva de ter "superado" seus problemas com a Globo e a CBF. O time tricolor conseguiu dobrar o número de jogos transmitidos na TV aberta no primeiro turno do próximo Brasileirão, em comparação com o de 2011. Já os torcedores de Palmeiras e Vasco terão dificuldade para ver os seus times na telinha da Globo: o número de jogos dos dois caiu bastante em relação ao ano passado.

RANKING DAS TRANSMISSÕES DOS PRINCIPAIS CLUBES DO PAÍS NO BR-2012

CLUBESABERTA 2012ABERTA 2011FECHADA 2012FECHADA 2011
Corinthians131401
São Paulo12506
Flamengo101043
Fluminense7467
Cruzeiro6564
Botafogo6456
Atlético-MG5337
Inter5456
Grêmio5524
Santos5677
Palmeiras41281
Vasco41063

Segundo levantamento realizado pelo UOL Esporte (mais detalhes no quadro acima), o São Paulo terá doze partidas transmitidas pela TV Globo no período, contra cinco em 2011. A mudança positiva não se deve apenas aos critérios de audiência: os políticos também podem ser levados em conta.

Antigo desafeto da CBF na época em que a entidade era presidida por Ricardo Teixeira, o São Paulo passou a ser um dos principais aliados com a chegada do paulista José Maria Marin (ex-jogador do clube e ex-vice da Federação Paulista) ao poder.

O São Paulo se caracterizou no ano passado por ser o principal opositor do modelo de negociação individual dos direitos televisivos com os clubes estipulado pela TV Globo, pois achava que as agremiações deveriam ser representadas pelo Clube dos 13 na hora de definir os valores do acordo. O Tricolor apoiou a oferta da RedeTV, que foi a única a participar da licitação promovida pelo C13. Mas a entidade implodiu e a vontade da emissora carioca prevaleceu, deixando o Tricolor em situação ruim. 

Entretanto, com a ajuda do publicitário Roberto Justus, que é são-paulino assumido, o São Paulo se reaproximou da TV Globo e cedeu politicamente para acertar a venda dos direitos de transmissão para os próximos quatro anos (2012 a 2015).  

O Corinthians lidera o ranking da TV aberta com 13 aparições no primeiro turno, seguido pelo São Paulo com 12 e o Flamengo com 10. Fluminense (sete) e Cruzeiro/Botafogo (seis) completam a lista dos cinco primeiros.

EM 2011, SÃO PAULO FOI PUNIDO

Por se posicionar a favor do Clube dos 13 e contra a TV Globo na briga dos direitos televisivos do Brasileirão, o São Paulo foi punido pela emissora e rebaixado ao 'terceiro escalão' de aparições.

Palmeiras lidera na TV fechada 

Arquirrivais de São Paulo e Corinthians, Palmeiras e Santos lideram o número de aparições no Sportv, canal de TV fechada que transmite o Brasileirão. O time alviverde aparecerá em oito partidas, seguido de perto pela equipe alvinegra com sete.

A notória diferença entre as aparições nas TVs fechadas e abertas comprovam a intenção da Globo de privilegiar as exibições de Santos e Palmeiras no Sportv, já que ambos aparecerão bem menos na emissora carioca (cinco e quatro vezes, respectivamente).

Fluminense, Cruzeiro e Vasco estão empatados na terceira colocação com seis partidas transmitidas. Mas o detalhe que chama mais a atenção está na parte de baixo da tabela, pois tanto Corinthians quanto São Paulo não terão nenhuma partida no Sportv, segundo a programação divulgada na última segunda pelo site da CBF.

Flamengo com mais aparições no total 

Se for levado em consideração o número total de exibições dos clubes nas TVs aberta e fechada no primeiro turno deste Brasileirão, o Flamengo passa para o topo do ranking com 14 partidas transmitidas, seguido de perto por Corinthians e Fluminense, com 13.

Atlético-MG e Grêmio seguem como os menos prestigiados pela emissora que detém os direitos de transmissão do Brasileirão, pois o clube mineiro terá oito jogos transmitidos, contra sete dos gaúchos.