Topo

Mimado por cunhado, Ronaldinho tem vida reclusa e 'esquema de chefe de estado' no Rio

Ronaldinho desembarca no Rio de Janeiro cercado de seguranças: vida de celebridade - Vinicius Castro/ UOL
Ronaldinho desembarca no Rio de Janeiro cercado de seguranças: vida de celebridade Imagem: Vinicius Castro/ UOL

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

10/04/2012 06h00

Desde o início de carreira, Ronaldinho Gaúcho foi acostumado a ter que superar os adversários na sua cola e resolver sozinho os problemas de seus times. Atualmente, no entanto, essa realidade mudou um pouco e as cobranças ao craque também passaram para sua vida pessoal. Sem a mesma desenvoltura apresentada um dia dentro de campo, o craque agora precisa de ajuda fora dele para driblar outras marcações e cumprir com suas obrigações.

ALGUNS DETALHES DA ROTINA DE R10

Proteção extrema: Ronaldinho não anda sozinho e está sempre com pelo menos três dos cerca de dez seguranças que o acompanham pela cidade
Mão aberta: Ronaldinho paga metade do valor do rodízio da churrascaria que frequenta. A refeição sai por menos de R$ 50. As gorjetas, no entanto, costumam igualar ou até superar esse valor
Privacidade ou rua: Os convidados para as festas na casa de Ronaldinho não podem usar equipamentos fotográficos em sua mansão. Quem não cumpre o combinado pode ser retirado por um dos seguranças do jogador
Poucos companheiros: Ao contrário do que se imagina, poucos jogadores do Flamengo comparecem às festas na casa de Ronaldinho. Rodrigo Alvim, amigo desde as categorias de base do Grêmio e companheiro de quarto, e David Braz são os mais assíduos
Atraso zero: Apesar do número elevado de treinos que não participa com o resto do grupo e dos excessos noturnos, Ronaldinho não se atrasa para as atividades marcadas no CT do Flamengo. Por mais que não treine ou durma no vestiário, ele chega na hora

Com uma rotina reclusa, o camisa 10 do Flamengo exibe um esquema de segurança digno de chefes de estado para sair de casa e até mesmo um cunhado que funciona como uma espécie de "babá", controlando todos os seus horários e compromissos. Sérgio Costa, o Gibão, casado com sua irmã Deise, faz tudo para o jogador e deixa que Ronaldinho se preocupe, teoricamente, apenas com seu dever nos gramados.

Se o jogador precisa de pão para o café da manhã, Gibão resolve. Caso seja necessária a encomenda de uma nova remessa de roupas - cedidas pelo estilista e amigo Christian Audigier -, o cunhado providencia. E Sérgio Costa funciona até como despertador. É ele quem evita que Ronaldinho se atrase para os treinos após as conhecidas baladas que rolam até o dia amanhecer.

O fiel escudeiro de Gaúcho também é o capitão do time que não deixa ninguém chegar perto do jogador e tenta minimizar os efeitos negativos de sua desregrada vida noturna. Além de evitar possíveis registros das incursões do jogador pela madrugada carioca, ele fica responsável por montar toda a logística das poucas vezes que Ronaldinho sai de casa.

Seja no Barra Music, sua casa noturna preferida, ou na churrascaria Porcão, onde costuma se reunir com amigos, o camisa 10 do Fla não chega sem avisar e recebe um tratamento diferenciado para não ser importunado por fãs e paparazzi. Em ambos, Gibão "prepara o terreno" e pede que um lugar seja reservado para a estrela.

  • Fachada da Barra Music; R10 usa camarote reservado e entra por porta dos fundos da casa de shows

Na churrascaria, Ronaldinho tem até uma sala vip. Assim que os gerentes recebem o telefonema do cunhado do jogador informando sua presença, os garçons já tratam de agilizar as exigências. Enquanto a costela bovina, a paleta de cordeiro, o arroz maluco e o feijão vão para o forno, uma seleção de pagodes é acionada no sistema de som do espaço reservado para esperar o jogador. Sem pagar o preço integral do rodízio de carnes da casa, o jogador capricha na gorjeta e faz a festa dos funcionários da Porcão.

SALA RESERVADA E PEDIDOS EXCLUSIVOS

  • Pedro Ivo Almeida/ UOL

    Sala vip é reservada para Gaúcho na churrascaria; pagode rolando e privacidade para o jogador do Fla

  • Pedro Ivo Almeida/ UOL

    Prato exclusivo feito para Ronaldinho: arroz maluco, feijão, costela bovina e paleta de cordeiro especiais

  • Alexandre Vidal/ Fla Imagem

    Ronaldinho posa com o estilista francês Christian Audigier; roupa personalizada e encomendada

Já na casa de shows, o sossego não é o mesmo, mas a discrição e o pagode também estão na programação. Cercado de seguranças por todos os lados, o jogador chega pela porta de entrada dos artistas, nos fundos da casa, passa pelo camarim e acessa um camarote reservado sem que sua presença seja notada. Lá de dentro, protegido por um vidro escuro que evita os registros fotográficos, Ronaldinho curte as noitadas ao lado de muitas mulheres.

E o esquema de aproximadamente dez seguranças que se revezam em três turnos costuma dar certo. "É praticamente impossível chegar perto ou conseguir uma boa imagem do Ronaldinho. O staff dele é um absurdo, digno de grandes astros internacionais e mais poderoso até do que o de muitos chefes de estado que visitam a cidade", analisou um paparazzi acostumado a "caçar" celebridades pelo Rio de Janeiro.

Mesmo com todo o sucesso no cerco para evitar flagrantes em suas noitadas, Ronaldinho ainda tem cuidado extra para não se arriscar. A preferência do jogador atualmente é pelas famosas festas em sua mansão na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, e por pagodes em lugares menos badalados, como a roda de samba do grupo Clareou, realizada em um clube no bairro de Jacarepaguá.

Copo preto e "tática" anti-ressaca

Além do pagode rodeado de belas mulheres e da total blindagem, outro item é considerado obrigatório nas baladas de Ronaldinho: o copo preto. Sempre nas mãos do jogador e escolhido estrategicamente, o misterioso compartimento não fica vazio e só perde espaço para as garrafas de água mineral, utilizadas como tática para evitar os efeitos do excesso.

"É até difícil especificar o que tem ali dentro. O Ronaldo não se preocupa com o tipo de bebida e mistura tudo que é alcoólico no famoso copo preto. Pode faltar mulher, mas não o copo e o pagode. Mas o que impressiona mesmo é o fato dele não 'cair' no dia seguinte. Ele vai revezando com umas garrafinhas de água e evita aquela tradicional ressaca", contou um funcionário do Barra Music que pediu para não ser identificado.

  • Ronaldinho Gaúcho cercado por belas mulheres e acompanhado do inseparável copo preto na balada. O compartimento, por vezes, dá lugar a garrafas de água em uma tentativa de amenizar os efeitos do excesso de álcool no dia seguinte

Os excessos, no entanto, parecem ficar restritos aos eventos noturnos. Na tradicional churrascaria que frenquenta e até na rede de futevôlei que costuma "bater ponto" na praia da Barra, os mais próximos garantem que Ronaldinho Gaúcho só bebe água de côco.

A tentativa de evitar as cenas que evidenciem sua falta de comprometimento com a vida de atleta, contudo, já não funciona mais com a diretoria do Flamengo. Cansada dos problemas com Ronaldinho, a cúpula do futebol do clube chegou a admitir a saída do jogador em função do desgaste interno e com a torcida.

Mesmo com alguns lampejos de seus melhores momentos, o craque ainda não conseguiu convencer os rubro-negros e só deve ser mantido na Gávea em função de um pedido de Adriano, que quer atuar com o amigo. Atualmente, os dois só têm conseguido firmar uma parceria fora de campo. Nas noitadas, o Imperador é companheiro fiel do Gaúcho. Resta saber se a paciência de torcida e diretoria deixará que essa dupla também atue dentro das quatro linhas.