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Cervejaria quer usar experiência de Ronaldo para ensinar clubes paulistas a gerir futebol

Presidentes de São Paulo, Lusa, Ponte, Corinthians, Palmeiras e Santos foram ao evento - Danilo Verpa/Folhapress
Presidentes de São Paulo, Lusa, Ponte, Corinthians, Palmeiras e Santos foram ao evento Imagem: Danilo Verpa/Folhapress

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

29/05/2012 06h00

A Brahma quer usar a experiência de Ronaldo e de sua agência montada no ano passado, a 9ine, para tentar mudar o jeito de pensar dos clubes de futebol. A cervejaria já patrocinava outros 24 times e, na última segunda-feira, oficializou o acordo com seis paulistas: Corinthians, Palmeiras, Portuguesa, Ponte Preta, São Paulo e Santos. Ao aceitar o novo parceiro, os quatro grandes deixaram a Kaiser de lado, como já havia revelado o UOL Esporte em abril.

RONALDO CELEBRA PARCERIA

  • Danilo Verpa/Folhapress

    Ronaldo, com a sua agência, a 9ine, vai dar apoio ao projeto da Brahma, um de seus parceiros. Ele usará experiência na Europa para revolucionar a gestão dos clubes que fecharam com a cervejaria

A ideia dos envolvidos é revolucionar a gestão dos clubes atacando nas seguintes frentes: categorias de base, saúde financeira, estrutura de treinamento, manutenção de craques e investimento em novos estádios. Para isso, a Brahma fará ações conjuntas, realizando melhorias nos aspectos acima citados, sem, necessariamente, repassar dinheiro para o clube. A ação é chamada de Fundo Brahmeiro.

No Rio de Janeiro, a atitude já funciona com os quatro grandes. Os exemplos expostos no evento que aconteceu no Museu do Futebol, em São Paulo, foram as revitalizações da sala de musculação, do vestiário e do gramado de São Januário, a construção do CT do Flamengo, a reforma da sala de troféus e do vestiário do Fluminense e a importação de máquinas que cuidam do gramado do Engenhão, hoje administraro pelo Botafogo.

“O futebol é algo muito grande no país, deixou de ser esporte para ser paixão. Eu não consigo pensar em muitas empresas que têm 100 anos, mas lembro de muitos clubes que são centenários. Mas eles pararam no tempo, com gestões atrasadas, arcaicas e que precisam melhorar. A nossa ideia é fazer o Brasileirão sendo o maior campeonato do mundo. E esse é o momento mais propício, com a nossa economia crescendo e a Copa do Mundo sendo sediada aqui em dois anos”, disse o vice-presidente comercial da Ambev.

O QUE DIZEM OS CLUBES SOBRE ACORDO

Juvenal Juvêncio, presidente do São Paulo: "O futebol também é do povo dos pés-descalços, dos moradores de palafitas e dos despossuídos. No futebol, eles dão aos mãos para todos. O brasileiro pensa sob chuteiras e o acordo é essencial para isso".
Luís Álvaro Ribeiro, presidente do Santos: "É um projeto perfeito na interação entre iniciativa privada e os clubes. A ideia da Brahma de sonhar, de ousar casa perfeitamente com o Santos"
Manuel da Lupa, presidente da Lusa: "Prefiro dizer o que o Fernando Pessoa afirma e que"tudo vale a pena se a alma não é pequena"
Márcio Della Volpe, presidente da Ponte:"A Ponte Preta é um pai de todos, mesmo sem ter muitos títulos, porque somos de 1900. Sugiro, com esse acordo, mudar de G-4 para G-6"
Arnaldo Tirone, presidente do Palmeiras:"É uma nova etapa do futebol. Eu digo que se tirarmos o oxigênio, eu acho que a gente não sobrevive. Se tirarmos o futebol, o brasileiro não sobreviveria"
Mário Gobbi, presidente do Corinthians:"O futebol já foi o esporte do povo e hoje o futebol enriqueceu. Essa parceria vem para voltar a dar acesso a todos os setores da população"

Ronaldo, um dos parceiros, além de Nizan Guanaes (dono da agência de publicidade Africa), José Victor Oliva (dono da agência FanClub) e Cafu, também esteve no evento e engrossou o coro de que o futebol precisa respirar ares mais profissionais.

“É o maior desafio da nossa pequena agência. Eu vivi nos maiores clubes da Europa e vivenciei muita coisa. Essa é uma das coisas que precisamos melhorar. Coincidentemente ou não, desde que voltei, vejo as coisas melhorarem muito no futebol do Brasil”, disse o maior artilheiro de todas as Copas.

Antes mesmo de finalizar o acordo, a cervejaria já traçava objetivos para os clubes paulistas e diz ter tido uma ótima recepção de todos. O São Paulo, por exemplo, prefere colocar a verba em novas contratações. Palmeiras, Corinthians e Santos falam mais de categoria de base, segundo os executivos.

Para incentivar a participação da torcida nas ações da Brahma, a cervejaria vai fazer duas campanhas. A primeira é de dividir a renda do chamado Fundo Brahmeiro de acordo com a interação dos torcedores nas redes sociais, especialmente no Facebook. Ou seja, o palmeirense que quiser ver a verba no Palestra Itália precisará agir mais do que corintianos, são-paulinos e santistas no seu perfil.

A outra campanha incentivará as campanhas de sócio-torcedor. Por contrato, a empresa obriga os clubes a terem um plano popular, com o custo de R$ 30. O torcedor que tiver em dia com as mensalidades terá desconto em uma cesta de produtos que inclui não só produtos da Ambev, mas de parceiros, e outros luxos, como uma gondola preferencial no supermercado, por exemplo.

Um dos clubes que enfrenta dificuldade para se adequar a isso é o Fluminense, que não consegue aprovar o benefício ao preço mais baixo por questões estatutárias.

PALAVRAS FORTES

Danilo Verpa/Folhapress
Para tentar mudar o pensamento dos clubes, o VP Comercial da Brahma, Ricardo Tadeu, usou palavras fortes em seu discurso. Pediu a revolução no jeito de pensar o futebol para que o Campeonato Brasileiro seja o melhor do mundo em 2015

“Vai ser legal porque a dona de casa que não gostava de futebol vai incentivar o marido a ficar em dia com o plano. Ela vai no supermercado e vai conseguir controlar as economias que faz comprando produtos dos parceiros. Ou seja, o marido gasta R$ 30, mas a família economiza R$ 45, R$ 50 em compras. Estamos até conversando com instituições financeiras. Vão ser vários benefícios”, completou Ricardo Tadeu.

Como contrapartida de ajudar o futebol, a Brahma pretende ser a marca mais lembrada na mente do consumidor da modalidade. Hoje, ela se coloca no top 3 no assunto. Ela fará ativações do patrocínio em jogos dos patrocinados, assim como fazia a Kaiser, e também lançará, em julho, latas personalizadas dos clubes. 

Os patrocinados pela Brahma são: ABC, América-RJ, América-RN, América-MG, Atlético-MG, Avaí, Bahia, Botafogo, Botafogo-PB, Ceará, Corinthians, Cruzeiro, Figueriense, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Grêmio, Internacional, Ipatinga, Juventude, Náutico, Palmeiras, Ponte Preta, Portuguesa, São Paulo, Santos, Sport, Vasco e Vitória.