Topo

Conca se irrita com demora do Flu e já admite transferência para o Flamengo

Darío Conca não está satisfeito com a postura de Peter (E) e a diretoria do Fluminense - Caio Amy/ Photocamera
Darío Conca não está satisfeito com a postura de Peter (E) e a diretoria do Fluminense Imagem: Caio Amy/ Photocamera

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

04/07/2012 06h10

De longe, na China, Darío Conca acompanha com atenção o noticiário do futebol brasileiro. E apesar das inúmeras declarações da diretoria do Fluminense sobre o interesse no retorno do jogador, a relação entre as partes atualmente não é das melhores. O meia está inconformado com a demora dos tricolores para realizar um convite oficial e já admite se transferir para o rival Flamengo, único clube a fazer uma proposta ao jogador.

PETER ADMITE INTERESSE EM CONCA, MAS FALA EM DIFICULDADE NA NEGOCIAÇÃO

  • Reprodução

    Peter Siemsen, presidente do Fluminense, admitiu nesta terça-feira que negocia para repatriar o argentino Darío Conca, atualmente no Guangzhou Evergrande, da China. Um dos principais nomes na conquista do Campeonato Brasileiro de 2010, o meia tem contrato até o meio de 2013 com o clube chinês. O custo da transferência é elevado, o que faz o mandatário reconhecer a dificuldade para obter êxito na operação financeira

Preocupado com o fechamento da janela de transferências internacionais no próximo dia 20, o meia argentino teme ver o tempo passar e não conseguir se transferir para um clube do Brasil. Longe da melhor adaptação no Guangzhou Evergrande, na China, e querendo sair do país, Conca já revelou a pessoas próximas que, se for o caso, vestirá a camisa rubro-negra.

Segundo um amigo do jogador, ele irá esperar apenas mais alguns dias. Caso o Fluminense não se posicione, ele dará prioridade ao único clube que o procurou de maneira oficial.

"Não tem essa de preferência de clube. O Conca quer voltar para o Brasil e jogar. E o Flamengo foi o único time que fez uma proposta oficial. O Fluminense fica falando na imprensa que gostaria que ele voltasse, mas não responde a um contato dele. Claro que fica chateado com isso. Ele vai definir a situação até o final da semana que vem", disse uma pessoa muito próxima ao atleta.

Procurados pela reportagem do UOL Esporte, os dirigentes do Flamengo evitam falar sobre o assunto para não criar uma falsa expectativa no torcedor e aguardam de longe o desfecho da novela. Há cerca de duas semanas, o clube enviou uma proposta com valores que agradaram o jogador.

E um desfecho positivo ao rubro-negro se torna ainda mais viável a cada declaração dos representantes tricolores. Enquanto o presidente Peter Siemsen admite as dificuldades financeiras para conduzir a negociação, o diretor executivo Rodrigo Caetano afirma que a prioridade no momento é valorizar os jovens da base e "enxugar" a folha salarial. Com isso, um retorno de Conca ao Fluminense se torna cada vez mais improvável.

Enquanto isso, sem a confirmação oficial de um "sim" de Darío Conca à proposta feita há duas semanas, o Flamengo estuda outros nomes para o setor. A diretoria espera finalizar a contratação de um meia na próxima semana.

Mesmo sem falar abertamente sobre o caso, a oportunidade de ter Darío Conca é considerada nos bastidores do Flamengo como uma "resposta" ao caso Thiago Neves. Em janeiro, o meia, atualmente no tricolor, recusou uma proposta de renovação de empréstimo com o rubro-negro, despistou seu empresário e diretoria do clube da Gávea e acertou seu retorno ao time das Laranjeiras.