Topo

Primeira semana de Adriano no Fla tem 'cerveja zero', atitude exemplar e menos 3kg

Adriano treina com bola durante primeira semana de atividades em seu retorno ao Fla - Alexandre Vidal/Fla Imagem
Adriano treina com bola durante primeira semana de atividades em seu retorno ao Fla Imagem: Alexandre Vidal/Fla Imagem

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

29/08/2012 06h10

Há exatamente uma semana, Adriano era apresentado pelo Flamengo e repetia o tradicional discurso de comprometimento e recuperação em um novo clube. E pelo menos nestes primeiros sete dias o Imperador está cumprindo o combinado e, principalmente, assinado em contrato. O novo atacante rubro-negro apresentou um comportamento exemplar durante o período, cortou temporariamente o consumo de bebida alcoólica e já emagreceu quase três quilos na busca pela melhor forma física.

ADRIANO IGNORA CHUVA NO FLA E REALIZA TRABALHO FÍSICO NA PRAIA

  • Alexandre Vidal/Fla Imagem

    Adriano vem mostrando que não tem tempo ruim que atrapalhe o seu trabalho de recondicionamento físico para voltar a jogar pelo Flamengo. Na manhã desta terça-feira, o atacante ignorou a chuva fina que caía na zona oeste do Rio de Janeiro e cumpriu mais um dia de trabalho na praia da Barra da Tijuca ao lado de preparadores e fisiologistas do clube

A reportagem do UOL Esporte apurou que o atleta se apresentou ao Flamengo com cerca de 110kg. A expectativa de comissão técnica e departamento médico é que ele perca pelo menos mais sete quilos, atingindo a marca dos 100kg.

Elogiado por todos que acompanham a fase final da recuperação de uma cirurgia no tendão calcâneo do pé esquerdo, o jogador abandonou antigos hábitos e vem espantando as polêmicas que o acompanharam durante boa parte da carreira. Uma das provas dessa mudança de comportamento é a decisão de se hospedar no hotel que serve de concentração para o clube junto com o elenco mesmo sem estar jogando.

"A grande vitória não foi o cumprimento das atividades programadas, mas a vontade com que ele vem fazendo as coisas. Ele está se sentindo importante para o grupo, inserido no elenco e isso tem sido fundamental. A recuperação total só depende dele", avaliou o fisiologista Cláudio Pavanelli, que vem acompanhando o Imperador em todos os seus treinamentos.

"Todos sabem os problemas que ele teve, mas isso já é coisa do passado. O Adriano estava triste em outros clubes, se sentindo isolado, sem carinho. Infelizmente, ele se abate muito com isso. Aqui, os jogadores estão ao seu redor, o motivam, querem saber dele, e isso ajuda", completou Pavanelli.

O fisiologista rubro-negro ainda detalhou o programa de controle sobre o hábito de Adriano de tomar cerveja. "Não queremos eliminar nada, nem fazer com que ele pare de tomar as coisas que gosta. Mas em um primeiro momento, como agora, precisamos cortar 100% destes hábitos para que os resultados apareçam. E ele está entendendo bem isso. Depois, como qualquer pessoa normal, poderá retomar algumas coisas, evitando apenas o excesso", detalhou Cláudio.

ADRIANO NO MMA

Ele está mantendo um nível de treinamento digno dos melhores lutadores. A intensidade na busca pelo melhor peso está bem elevada. É claro que são trabalhos diferentes, mas a maneira é bem parecida

Cláudio Pavanelli, fisiologista do Flamengo

Treinos de MMA e retorno em um mês

Especialista no acompanhamento de alguns lutadores de artes marciais, Pavanelli ainda comparou o trabalho feito por Adriano nestes primeiros dias ao de alguns atletas do MMA. "Ele está mantendo um nível de treinamento digno dos melhores lutadores. A intensidade na busca pelo melhor peso está bem elevada. É claro que são trabalhos diferentes, mas a maneira é bem parecida. Ele já apresenta uma musculatura mais forte e uma resistência cada dia melhor. Se conseguir manter essa pegada, acredito que pode estar em campo em até um mês", projetou.

Nos sete primeiros dias, o "lutador" Adriano só não trabalhou em período integral domingo e segunda-feira. Em todos os outros, ele fez pelo menos dois treinamentos, se revezando entre academia, campo e praia. No domingo, mesmo sem jogar, ainda foi ao Engenhão assistir ao empate por 0 a 0 entre Flamengo e Botafogo.

E nos próximos dias, a rotina não será alterada. Além dos trabalhos ininterruptos, o Imperador deve embarcar para Porto Alegre junto com os companheiros para a partida contra o Grêmio, no próximo domingo. A decisão sobre a viagem sai nesta quarta-feira. A ideia da diretoria, mais uma vez, é manter Adriano perto do grupo e deixá-lo cada vez mais forte na "luta" para recuperar a forma física ideal.