Topo

Rodada da Liga Europa tem hooligans sérvios, gás lacrimogêneo e até protestos contra a Ford

Torcida da Lazio entrou em confronto com a polícia durante jogo contra o Panathinaikos - AP
Torcida da Lazio entrou em confronto com a polícia durante jogo contra o Panathinaikos Imagem: AP

Do UOL, em São Paulo

25/10/2012 16h57

O primeiro grupo de jogos da Liga Europa nesta quinta-feira ficou marcado por uma situação absurda vivida pelos jogadores de Panathinaikos e Lazio na Grécia. Após uma briga entre torcedores das duas equipes fora do estádio, a polícia teve que intervir e jogou gás lacrimogêneo para dispersar a confusão. O efeito das bombas, porém, foi sentido pelos jogadores no gramado, e eles tiveram que proteger o rosto para conseguir respirar.

Violência à parte, a partida terminou 1 a 1, com a equipe grega arrancando o empate no último minuto após ter sofrido gol em uma trapalhada inacreditável da zaga (confira no vídeo abaixo). O resultado deixa o Lazio na liderança do J, com o Panathinaikos permanecendo na lanterna. Na mesma chave, o Tottenham também empatou por 1 a 1 com o Maribor e ficou na terceira posição, com a equipe eslovena na vice-liderança.

Outro jogo que preocupava pela violência foi o confronto entre Inter de Milão e Partizan, da Sérvia, na Itália. Conhecidos por serem alguns dos ultras mais barra pesada do futebol europeu, os torcedores da equipe dos Balcãs passaram por minuciosa revista policial antes do duelo. Os italianos, que também não são santos, também tiveram vigilância constante da polícia.

Em campo e nas arquibancadas, não foi registrado nenhum incidente grave durante a vitória apertada da Internazionale por 1 a 0, que deixou a equipe na liderança do grupo H. O Rubin Kazan, da Rússia, bateu o Neftchi Baku, do Azerbaijão, por 1 a 0 e ficou na vice-liderança.

Na Bélgica, um fato curioso se destacou no confronto entre Genk e Sporting, de Portugal. Durante o confronto, torcedores extenderam faixa protestando contra o fechamento de uma fábrica da montadora Ford na cidade - o que resultará na demissão de mais de 4 mil funcionários nos próximos dias. Para abater a tristeza, o time belga venceu os lisboetas por 2 a 1 e se consolidou na liderança do grupo, jogando os portugueses para a lanterna. No jogo que completou a chave, o Videoton, da Hungria, bateu o Basel, da Suíça, por 2 a 1 e se consolidou na vice-liderança.

Em outro jogo importante da Liga Europa nesta quinta-feira, o Lyon fez o dever de casa, venceu o Athletic Bilbao por 2 a 1 na França e deixou os espanhóis ainda mais afundados na lanterna do grupo I. O time francês chegou aos nove pontos, com 100% de aproveitamento, enquanto a equipe basca permanece com apenas um, na última colocação da chave. Sparta Praga, da República Tcheca, em segundo, e Ironi Kiryat Shmona (Israel), em terceiro, completam o grupo.

Em outros duelos, o Metalist, da Ucrânia, contou com dois gols brasileiros (Marlos, ex-São Paulo, e Cleiton Xavier, ex-Palmeiras), para bater o Rosenborg, da Noruega, por 2 a 1 fora de casa. Na Áustria, o Bayer Leverkusen não tomou conhecimento do Rapid Vienna e goleou o rival por 4 a 0 em plena casa do adversário. O Levante, surpresa da última edição do Campeonato Espanhol, mostrou sua força em casa e atropelou o Twente, da Holanda, por 3 a 0.

Resultados desta quinta-feira:

GRUPO G
Genk-BEL 2 x 1 Sporting-POR
Videoton-HUN 2 x 1 Basel-SUI

GRUPO H
Rubin Kazan-RUS 1 x 0 Neftchi-AZE
Inter de Milão-ITA 1 x 0 Partizan-SER

GRUPO I
Lyon-FRA 2 x 1 Athletic Bilbao-ESP
Sparta Praga-RTC 3 x 1 Ironi Kiryat Shmona-ISR

GRUPO J
NK Maribor-ESL 1 x 1 Tottenham-ING
Panathinaikos-GRE 1 x 1 Lazio-ITA

GRUPO K
Rapid Vienna-AUT 0 x 4 Bayer Leverkusen-ALE
Rosenborg-NOR 1 x 2 Metalist-UCR

GRUPO L
Helsingborg-SUE 1 x 2 Hannover-ALE
Levante-ESP 3 x 0 Twente-HOL