Topo

Luxa vai ao Rio, vota em Patrícia na eleição do Fla e abre 'campanha' para ser dirigente

Vanderlei Luxemburgo e Patrícia Amorim abraçados em eleição do Flamengo na Gávea - Fernando Azevedo/ Fla/ Imagem
Vanderlei Luxemburgo e Patrícia Amorim abraçados em eleição do Flamengo na Gávea Imagem: Fernando Azevedo/ Fla/ Imagem

Pedro Ivo Almeida*

Do UOL, no Rio de Janeiro

03/12/2012 13h32

Liberado pelo Grêmio, que se reapresenta somente na quarta-feira, o técnico Vanderlei Luxemburgo compareceu na eleição do Flamengo para votar nesta segunda-feira. Como já havia aberto publicamente, o técnico optou por Patrícia Amorim. Segundo ele, a ideia é se aposentar dos campos em breve e com a participação abrir sua 'campanha' para se tornar dirigente do rubro-negro.

FLAMENGO ESCOLHE FUTURO PRESIDENTE

  • Após dois meses de uma guerra eleitoral nos bastidores que teve candidatos impugnados e até ameaças de morte, o Flamengo escolhe nesta segunda-feira o presidente que irá comandar o clube nos próximos três anos. Patricia Amorim, Eduardo Bandeira de Mello e Jorge Rodrigues disputam os votos dos 5.990 sócios do clube aptos a participar da eleição na sede da Gávea

Vestindo uma camisa amarela - cor da chapa de Patrícia - Luxa chegou no início da tarde ao local de votação. Concorrem no pleito a atual presidente, Patrícia Amorim, Eduardo Bandeira de Mello e Jorge Rodrigues.

"Sou sócio há muitos anos, mas resolvi participar da votação apenas agora. Em breve vou deixar de ser técnico de futebol. Como já falei algumas vezes, não desisti da ideia, pretendo ocupar algum cargo na política do Flamengo. Quero trabalhar ainda pelo meu clube fora das quatro linhas", disse Luxa.

O treinador ocupará tal posto, pelo menos, pelos próximos dois anos, período pelo qual renovou com o Grêmio. No entanto já deixou claro que pretende ser dirigente do Fla, e até presidente do clube um dia. Para isso, o começo da vida política pode ter sido votar no pleito desta segunda-feira.

"Para marcar essa vida política, nada melhor que começar votando agora", completou Luxemburgo ao exercer o direito de sócio flamenguista.

E o tom político já foi adotado na conduta do treinador. Tanto que ele cumprimentou e foi solícito com vários dirigentes, até antigos desafetos de sua saída conturbada do Flamengo. Luxa treinou o time da Gávea no início deste ano, e quando saiu disparou contra a diretoria. Segundo ele, passou por um processo de 'fritura' jamais visto no futebol.

Com expectativa de cerca de 2.500 votantes, o Flamengo conhecerá ainda na noite desta segunda o presidente que comandará o clube de 1 de janeiro de 2013 a 31 de dezembro de 2015.

*Colaborou Marinho Saldanha, em Porto Alegre