Topo

Grêmio mira evitar 'novo Adriano Imperador' e fará análise psiquiátrica de contratações

Adriano tem problemas e Grêmio quer evitar caso parecido em futuras contratações - Vipcomm
Adriano tem problemas e Grêmio quer evitar caso parecido em futuras contratações Imagem: Vipcomm

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

05/12/2012 06h00

O Grêmio oficializou as novas diretrizes do clube na terça-feira. Um dos pontos que terá mudanças mais fortes é o departamento médico. E um dos pontos fundamentais nas novas recomendações visa evitar casos como de Adriano Imperador, no Flamengo, ou de Mário Fernandes no próprio Grêmio. Para isso, o clube fará uma análise psiquiátrica do elenco e de possíveis reforços.

O responsável por esta pasta é o Dr. Luiz Carlos Mabilde, um dos membros do comitê de apoio que atuará sob comando de Alberto Kaemmerer, novo diretor técnico do departamento médico gremista.

O REFORÇO DO COFRE EM 100 DIAS

  • O prazo para divulgação do nome misterioso prometido por Fábio Koff quando em campanha para ser presidente do Grêmio está definido. O 'nome do cofre' será revelado em até 100 dias. O jogador, segundo o mandatário eleito pela torcida, já foi procurado e será contratado para ser 'símbolo' da nova gestão. No entanto o prazo é longo, e o atleta pode perder o início da Libertadores e todo Estadual

"Casos de problemas psiquiátricos são comuns nos jogadores de futebol. O Adriano apresenta isso claramente, no Grêmio tivemos o Mário Fernandes. São transtornos, alterações de conduta, algumas menos e até mais graves", disse Mabilde ao UOL Esporte.

A atuação será feita em duas frentes. A primeira é na contratação de novos jogadores. Reforços que venham a chegar no Grêmio precisarão de uma análise psiquiátrica para somente após aprovados assinarem com o clube.

"Pode ser o Messi, que se for esquizofrênico não adianta nada. Não podemos ter um jogador com problemas, que não renderá nada no clube", disse Kaemmerer ao apresentar seu departamento.

No segundo momento, o elenco atual passará por uma análise. Os casos serão estudados e situações tratáveis terão acompanhamento. "Vamos trabalhar de acordo com a necessidade e o tempo hábil", disse Mabilde.

Até mesmo as categorias de base passarão pela análise psiquiátrica. "É uma preocupação que temos com a origem do jogador. Eles saem de situações muito humildes e em poucos dias estão em outra situação financeira e social. Muitos não conseguem lidar com isso", finalizou.

Modernização de departamentos e uso de células-tronco

O Grêmio reformulará completamente o atual departamento médico. Segundo o responsável pela pasta, tal situação se deve a necessidade de modernização. "Não podemos mais viver na era do massagista e do traumatologista. A medicina avançou muito", explica Alberto Kaemmerer.

Entre as novidades impostas está o uso de células-tronco no tratamento de lesões de ligamentos de joelho. Além de um tratamento de Plasma Rico em Plaquetas, (PRP) já utilizado em Maicon, que atualmente defende o Manchester City, exatamente pelo médico.

"Fizemos isso com o Maicon, da seleção brasileira, e teve um resultado maravilhoso. São as novidades da medicina. Não podemos virar as costas para isso", disse Kaemmerer.

Além dele, Fábio Krebs e Saul Berdichewski também estarão à frente do novo departamento médico gremista, que ainda mantém em atividade os atuais médicos do clube: Márcio Bolzoni, Paulo Rabaldo, Felipe do Canto e Alarico Endres.

A nova gestão do Grêmio toma posse, oficialmente, no próximo dia 18. As diretrizes do trabalho foram expostas à imprensa em evento realizado na última terça-feira.