Topo

Marcelo Oliveira aproveitará Brasileiro sub-20 para buscar "reforços" na base do Cruzeiro

Mayke (d), que chegou ao profissional em 2012, deve compor grupo de Marcelo Oliveira - Washington Alves/Vipcomm
Mayke (d), que chegou ao profissional em 2012, deve compor grupo de Marcelo Oliveira Imagem: Washington Alves/Vipcomm

Gabriel Duarte

Do UOL, em Belo Horizonte

07/12/2012 06h01

Apresentado como técnico do Cruzeiro na segunda-feira passada, Marcelo Oliveira vai aproveitar o Campeonato Brasileiro sub-20 para observar atletas da base com potencial para integrar o grupo profissional em 2013, como quer a diretoria. A estreia do time celeste na competição será nesta sexta-feira, contra o Santos, em Gravataí-RS.

Pelo 2º ano seguido, Cruzeiro luta contra assédio sobre Montillo e dificulta saída

  • EDUARDO MARTINS/AE

    Pelo segundo ano consecutivo, o principal desafio da diretoria do Cruzeiro é conseguir manter o argentino Montillo. Assediado por clubes brasileiros para negociar seu camisa 10, o clube celeste tem se mantido firme no que pretende receber para vender o jogador e, por ter melhorado sua condição financeira em relação ao início da temporada, acredita estar menos suscetível a vender o atleta.

Os mais cotados a serem promovidos ao profissional são o lateral direito Mayke, o zagueiro Wallace, o meia-atacante Alisson e o atacante Vinícius Araújo, apelidado de “Romário”, destaque da equipe celeste na Copa do Brasil sub-20, na qual é ainda o artilheiro com oito gols.

O auxiliar de Marcelo Oliveira, Ageu Gonçalves, está incumbido de assistir às partidas da competição e fará um relatório para o treinador celeste. “Ele (Ageu) vai observar os jogadores , vai observar o Brasileiro e também a Taça São Paulo (em janeiro).  Vai nos trazer informações de quais jogadores poderemos contar”, ressaltou Marcelo.

No próximo ano, o Cruzeiro tem a intenção de utilizar mais jogadores advindos de suas categorias de base. Com Celso Roth, os laterais Mayke e Vinícius Freitas fizeram parte do grupo, mas não tiveram oportunidade. O volante Lucas Silva, que subiu para os profissionais no primeiro semestre, chegou a ser titular, mas perdeu espaço no segundo turno do Campeonato Brasileiro.

“Vejo o Cruzeiro com uma boa categoria de base. Alguns a gente viu que se destacaram, caso do Vinícius Araújo, Alisson, Wallace, que é zagueiro. Tem o Lucas (Silva), que já atuou e tem um futuro promissor”, afirmou o treinador, contratado também por ter o perfil de promover jogadores da base.

Um dos pilares da política do Cruzeiro para o próximo ano será utilizar jogadores da base. A diretoria acredita, assim, que poderá ter chance de realizar vendas futuras e reforçar o caixa do clube.

Diferentemente de Celso Roth, que poucas vezes fez treinamentos com juniores, Marcelo Oliveira afirma que vai tentar manter uma regularidade de atividades junto com os juniores, justamente para poder avaliar a evolução dos atletas.

“Vamos tentar estar integrando a base com os profissionais, promovendo treinamentos com os juniores. O Cruzeiro tem tradição e vamos tentar dar oportunidades para aqueles que se destacarem, que podem dar retorno financeiro no futuro”, observou Marcelo Oliveira.