Topo

Com homenagens a Tito, Barcelona vence Valladolid com lindo gol de Messi

Lionel Messi comemora após dar uma caneta no defensor e marcar um golaço - EFE/NACHO GALLEGO
Lionel Messi comemora após dar uma caneta no defensor e marcar um golaço Imagem: EFE/NACHO GALLEGO

Do UOL, em São Paulo

22/12/2012 16h51

Sem contar com o técnico Tito Vilanova, que há dois dias precisou passar por uma cirurgia para a retirada de um tumor, o Barcelona foi a Valladolid neste sábado e conquistou a sua 16ª vitória em 17 jogos disputados neste Campeonato Espanhol. Xavi, Messi e Tello garantiram o 3 a 1 a favor do time catalão, sendo que o segundo gol foi mais uma obra-prima de Lionel Messi.

TITO DEIXA HOSPITAL

  • A recuperação do técnico do Barcelona, Tito Vilanova, tem sido mais rápido do que o esperado, pelos menos no seu início. Apenas dois dias após a cirurgia para a retirada de um tumor, o treinador deixou o hospital Vall d’Hebrón, em Barcelona, e continuará o tratamento em casa.

O gol do argentino deu ao Barcelona mais um recorde: o de gols marcados dentro de um ano na Liga Espanhola, contando o final da temporada passada e o início desta. A equipe catalã chegou aos 120 tentos, superando a marca de 119 do rival Real Madrid em 2011.

Com o resultado, o Barcelona chegou aos 49 pontos – de 51 possíveis – e abriu nove de vantagem em relação ao Atlético de Madri, que superou o Celta nesta sexta-feira. O Real Madrid, terceiro colocado com 33, ainda joga neste sábado, contra o Málaga, fora de casa.

Além das diversas faixas dos torcedores, os jogadores de ambos os times entraram em campo com camisas em homenagem ao técnico Tito Villanova, que deixou o hospital neste sábado depois da retirada de um câncer na glândula parótida - responsável pela produção da saliva e situada atrás da mandíbula.

Mesmo sem Tito, o Barça foi o time de sempre. Mas apesar do grande domínio e das várias oportunidades de gols criadas na primeira etapa, o Barcelona foi para o intervalo vencendo a partida apenas por 1 a 0. O autor do gol foi Xavi, que deu uma de centroavante ao aproveitar cruzamento da direita de Jordi Alba e se esticar para mandar a bola para as redes.

Na etapa final, o gol saiu mais rápido, aos 14min. Uma obra-prima de Lionel Messi. Ele recebeu toque de calcanhar de Xavi perto da área, arrancou em velocidade, deu uma caneta no defensor e bateu rasteiro, cruzado, de esquerda, sem chances para o goleiro; a bola ainda bateu na trave antes de estufar as redes. Foi o 91º gol do craque argentino em 2012.

Mesmo com 2 a 0 no placar, o Barcelona manteve o seu tradicional domínio em campo, e só não marcou mais porque abusou do preciosismo em alguns lances. Assim, acabou castigado com um gol de Javi Guerra nos minutos finais, após rebote de Valdés. Porém, Tello, que havia acabado de entrar, tranquilizou a torcida do time catalão com um belo gol.