Topo

Grêmio desiste da pré-temporada em Londrina e analisa novo local para a preparação

Em 2012, Grêmio foi para Bento Gonçalves e teve presença marcante dos torcedores - Bruno Junqueira/TRATO.TXT
Em 2012, Grêmio foi para Bento Gonçalves e teve presença marcante dos torcedores Imagem: Bruno Junqueira/TRATO.TXT

Do UOL, em Porto Alegre

26/12/2012 12h20

O Grêmio decidiu que não fará mais a pré-temporada 2013 em Londrina, no Paraná, como estava acertado desde o final do Campeonato Brasileiro entre a direção e a comissão técnica. Diversos fatores levaram a mudança no planejamento, mas o principal deles é o desgaste psicológico que o grupo passaria por ficar cerca de 20 dias longe dos familiares em regime de concentração total. Com a decisão, os dirigentes e o técnico Vanderlei Luxemburgo estão analisando outros locais para fazer a preparação inicial visando as diversas competições que o clube disputará no ano.

  • Luxemburgo utilizou a conta particular no microblog Twitter para comunicar aos torcedores que cumprirá o contrato de dois anos assinado com o Grêmio em outubro. Em duas mensagens, o treinador reafirmou que o objetivo é conquistar títulos, o que não ocorreu em 2012, e que ser presidente do Flamengo é um “sonho” que irá depender de uma “série de fatores” até 2015, quando o rubro-negro definirá o substituto Eduardo Bandeira de Mello

“Independente do local, teremos um regime de pré-temporada, com concentração e comprometimento. Vamos repetir a programação anterior, só a questão local está sendo rediscutida exatamente para que não tenhamos que ficar um grande período em Londrina e depois partir direto para Quito. O que poderia criar um desgaste até emocional para os jogadores. Estamos preocupados que existam condições de trabalho. Estamos mobilizados em função da preparação especial que está sendo feito para esse jogo na altitude, que é muito importante para o Grêmio”, revelou o diretor executivo Rui Costa à Rádio Bandeirantes.

Bento Gonçalves, Canela e Gramado, na serra gaúcha, são possibilidades, porém, as chances são remotas pela necessidade de reorganizar toda a estrutura e logística. Não está descartada que a pré-temporada seja realizada em Porto Alegre. Mesmo sendo na capital do Rio Grande do Sul, o grupo de jogadores ficará hospedado em um hotel para aumentar a concentração visando o confronto contra a LDU, no dia 23, em Quito.

Nem mesmo o tempo de aclimatização que o Grêmio fará na cidade equatoriana está definido. “Junto com a comissão técnica e com o departamento, e com a experiência do Luxemburgo e do [preparador físico] Antônio Mello de partidas na altitude, estamos escolhendo o melhor período para irmos para lá, com que antecedência. Mas a logística está pronta e agora é só a definição do período de adaptação que vamos ter em função da altitude [2,8 mil] e da importância do jogo”, afirmou Costa.

O Grêmio se reapresenta no dia 3 de janeiro e fará exames médicos em Porto Alegre. O primeiro compromisso é no dia 23 contra a LDU, no Equador. O jogo de volta ocorre na Arena Porto Alegrense sete dias depois. O vencedor dos confrontos entrará no grupo 8 junto com Fluminense, Huachipato [Chile] e Caracas [Venezuela].