Topo

Xodó da torcida, Bertoglio terá período semelhante a 2012 para convencer no Grêmio

Facundo Bertoglio voltou ao Grêmio com festa mas não conseguiu jogar por lesões - Lucas Uebel/GFPA
Facundo Bertoglio voltou ao Grêmio com festa mas não conseguiu jogar por lesões Imagem: Lucas Uebel/GFPA

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

30/12/2012 06h01

Facundo Bertoglio teve quatro meses de empréstimo no Grêmio no início de 2012, disputou 14 partidas, marcou 5 gols, e já caiu nas graças da torcida. Eleito 'xodó', ele regressou ao Dínamo de Kiev, mas conseguiu novo período no clube portoalegrense, que agora se estende até junho deste ano. No entanto a segunda passagem foi frustrada. Repetidamente lesionado ele entrou somente em dois jogos. Agora ele novamente terá período curto para convencer a direção a investir na compra de seus direitos.

LUGANO DIZ QUE DEIXA O PSG EM JANEIRO

  • O Grêmio não esconde desejo de contar com Diego Lugano. O zagueiro uruguaio era o 'nome do cofre' de Fábio Koff prometido durante a campanha que o levou à presidência do clube. Enquanto aguarda definição sobre futuro, o capitão da celeste disputou um jogo beneficente em sua cidade natal, ironizou o baixo aproveitamento no PSG e garantiu que deixa o clube em janeiro

Bertoglio pertence ao Dínamo de Kiev. Os ucranianos pretendiam, no vínculo passado, 4 milhões de euros [R$10,8 mi]  para vender o jogador. Mesmo que as lesões tenham o desvalorizado, o valor para aquisição não foge muito de tal marca.

O jovem meia-atacante de 22 anos teve uma lesão muscular que se arrastou para ser curada no retorno ao Brasil. Além de uma fratura. Isso o fez perder praticamente o semestre inteiro. Para recuperar o tempo perdido treinamentos seguem sendo realizados nas férias, na Argentina.

Mas a meta de dar mais tempo a Bertoglio - que rapidamente conquistou apreço dos torcedores - não será atingida. Como ele não será titular logo no início do ano, fará parte do elenco que disputa o Gauchão. Para se firmar, terá que concorrer com Leandro, André Lima, e ainda outro atacante de velocidade buscado pela direção gremista.

Se conseguir disputar todos os jogos do Estadual, Bertoglio irá ultrapassar os 16 que já tem pelo Grêmio. Mas a marca de 100% é pouco provável. Certo é que em vez de quatro meses serão cinco. Entretanto em janeiro somente cinco jogos serão disputados.

No retorno ao Brasil, Facundo foi recebido com festa no aeroporto de Porto Alegre. Desejos frustrados dos aficionados de ver o camisa 7 brilhar vestindo azul, branco e preto. A esperança se renova para 2013, mas o tempo novamente é inimigo para permanência em definitivo na capital gaúcha.