Topo

Lyon perde nos pênaltis e é eliminado por time da terceira divisão na Copa da França

Valentin Focki (esq.) comemora depois de marcar para o Epinal na partida contra o Lyon - Sebastien Bozon/AFP Photo
Valentin Focki (esq.) comemora depois de marcar para o Epinal na partida contra o Lyon Imagem: Sebastien Bozon/AFP Photo

Do UOL, em São Paulo

06/01/2013 14h07

O dia 6 de janeiro de 2013 ficará para a história do pequeno Epinal. Penúltimo colocado da terceira divisão da França, a equipe conseguiu eliminar o Lyon da Copa da França nos pênaltis. No tempo normal e na prorrogação, o jogo terminou empatado por 3 a 3, mas nas penalidades, 4 a 2 para o time da casa.

O jogo teve diversos detalhes que aumentam ainda mais a importância do feito do Epinal. O rival era um dos líderes da primeira divisão e, enquanto tinha a vantagem no placar, os jogadores do time da terceira divisão preferiam chutar a bola para fora a tentar alguma jogada ofensiva, tudo para segurar o adversário.

Além disso, a pequena equipe usou um uniforme com o emblema da Federação Francesa de Futebol durante a partida.

“Isso é mágico e agora nós queremos ficar entre os 16 melhores e fazer história”, disse o goleiro do Epinal Olivier Robin à rádio RMC. 

A tática do chutão para onde estava virado deu certo e com o gol de Diedhiou, o Epinal venceu por 4 a 2 nos pênaltis e avançou na Copa da França. Cheré, Chouleur e Doukoure também fizeram para a até então desconhecida equipe.

Pelo lado do Lyon, o brasileiro Michel Bastos acertou sua cobrança, mas Fofana e Kosé perderam.

No tempo normal, Boubaya marcou duas vezes e colocou o Epinal na frente. O Lyon conseguiu a virada com Gomis, Fofana e Lizandro Lopez e parecia deixar a classificação encaminhada, mas Focki empatou aos 30min, para delírio da pequena torcida da equipe. O tempo extra não teve gols e a vaga foi decidida nos pênaltis. 

ARSENAL SOFRE PARA VIRAR, MAS LEVA EMPATE E NÃO ELIMINA SWANSEA

  • O Arsenal não conseguiu se classificar de forma direta para a quarta fase da Copa da Inglaterra neste domingo e terá de enfrentar mais uma vez o Swansea para avançar na competição. Depois de um primeiro tempo sem gols, o time da casa saiu na frente com Michu, aos 13min da etapa final. Mas com gols de Podolski e Gibbs, aos 36min e 38min, respectivamente, viraram para o Arsenal. Quase no fim do jogo, Graham conseguiu o empate e confirmou o jogo de desempate.