Luxemburgo patrulha imprensa e investiga vestiário do Grêmio atrás de 'dedo-duro'
Vanderlei Luxemburgo é treinador de futebol, não é investigador, mas no Grêmio o comandante de campo está acumulando funções. Tal qual Sherlock Holmes, Luxa está juntando pistas, unindo fatos e patrulhando as notícias divulgadas pela imprensa com um único objetivo: encontrar o 'dedo-duro' do vestiário. O responsável por divulgar as informações de bastidores está sendo caçado e quando encontrado jamais terá acesso ao vestiário gremista.
A estratégia do treinador é simples. Para encontrar quem deu o caminho correto para imprensa, ele observa as notícias divulgadas pelos veículos de comunicação. Quando necessário, usa seu blog ou perfil no Twitter para rebater afirmações.
Foi assim na última semana quando Luxa rebateu uma suposta briga com Kleber Gladiador. O técnico acusou de 'desinformado' quem afirmava que o camisa 30 não fazia parte dos planos do Grêmio. Neste caso, encontrou um caminho para descobrir responsáveis por vazar informações sigilosas no Grêmio.
ASSESSOR DA PRESIDÊNCIA É DESLIGADO DO CLUBE APÓS POLÊMICA COM LUXA
O Grêmio desligou da direção, nesta terça-feira, o assessor da presidência Fábio Mundstock, que era responsável pela Secretaria Geral da gestão. A saída foi fruto da polêmica com o técnico Vanderlei Luxemburgo, ocorrida por uma troca de e-mails. Fábio informou o colunista Hiltor Mombach, do jornal Correio do Povo, que Luxa havia rejeitado nomes como Lugano. Além de acusar o técnico de fazer campanha para o ex-presidente Paulo Odone, derrotado na eleição de outubro. Fábio Koff ficou ao lado do treinador e tratou de sacar o assessor do clube menos de 24 horas após o fato
Outro caso específico de 'investigação' de Luxemburgo se deu nesta terça-feira. O assessor da presidência Fábio Mundstock foi desligado do clube após mandar um e-mail para um jornalista revelando que Luxa rejeitou Lugano e outros dois nomes apresentados pela direção. A informação, mesmo verdadeira, não poderia ser levada à imprensa. Mas foi, e o responsável por ela acabou saindo.
"O do ano passado nós todos sabemos quem é, ele segue na direção, mas não recebe mais informações do futebol", disse um influente gremista que solicitou anonimato.
Luxemburgo trabalha nos bastidores para encontrar quem está levando a público informações indesejadas. E são muitas. Interesse em jogadores, rejeição a nomes consagrados, condutas e preferências por nomes indicados por ele, tudo isso quando veiculado na mídia incomoda Luxa.
Se não tiver sucesso na busca pelo 'dedo-duro' do vestiário, o próximo passo é restringir ainda mais as informações. Negociações, por exemplo, serão tratadas pelo mínimo de pessoas possível. Até mesmo as reuniões serão controladas pelo técnico para evitar que o impublicável se torne público.
Até porque serão dois anos - se todo contrato for respeitado - no clube gaúcho e muitas coisas ainda irão acontecer. A temporada 2013 está só começando e já com queda de assessor da presidência, fruto de crítica pública do técnico. Sinal evidente que o comando absoluto também está à caça do X-9.
Seja o primeiro a comentar
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.