Topo

Brasil decepciona e empata na estreia do Sul-Americano graças a gol contra

Mattheus, filho do ex-jogador Bebeto, comemora o gol de empate contra o Equador - Marcos Garcia/AP
Mattheus, filho do ex-jogador Bebeto, comemora o gol de empate contra o Equador Imagem: Marcos Garcia/AP

Do UOL, em São Paulo

10/01/2013 22h51

A expectativa era grande em torno de Mattheus e Rafinha Alcântara, filhos de Bebeto e Mazinho, mas o futebol da seleção brasileira não fez jus ao talento dos craques. Na estreia do Sul-Americano Sub-20, na Argentina, na noite desta quinta-feira, a equipe jogou mal, ouviu ‘olé’ da torcida e empatou por 1 a 1 com o Equador graças a um gol contra dos adversários.

Grande favorito para conquistar o tetracampeonato, o time nacional se mostrou muito cru e sofreu com a falta de experiência e organização. Dessa forma, somou apenas um ponto no grupo B. O próximo desafio é contra o Uruguai, também no Estádio Bicentenário, em San Juan. No mesmo dia, o Equador enfrenta a Venezuela.

Filho de Bebeto, Mattheus até tentou e, mesmo sem brilho, participou do gol de empate do Brasil. A torcida, no entanto, não pode ver Rafinha Alcântara. O jogador do Barcelona e filho de Mazinho ficou no banco de reservas durante toda a partida.

Emerson Ávila optou por uma formação ofensiva no primeiro jogo e escalou apenas Misael como volante, optando por dois meias e três atacantes. Matheus, Felipe Anderson, Adryan, Marcos Junior e Ademilson completaram a linha de frente.

Os times adotaram uma postura cautelosa nos minutos iniciais e preferiram estudar o rival, deixando a partida com poucas oportunidades de gols. O Brasil apresentou dificuldades de impor seu estilo de jogo por causa da forte marcação do Equador.

Mesmo com uma formação ofensiva, o time de Emerson Ávila passou a ter como única alternativa a ligação direta já que a maior parte dos atletas estava no setor de ataque e não voltava para ajudar na marcação.

Apenas a partir da metade do primeiro tempo, o jogo esquentou e proporcionou mais momentos de emoção aos poucos torcedores que compareceram ao estádio de San Juan.

Foi o Equador quem abriu o placar aos 28 minutos do primeiro tempo. Murillo, na ponta esquerda, cruzou muito forte, mas Uchuari conseguiu evitar a saída da bola. Ele dominou e cruzou com efeito no miolo da área para Paralles, livre de marcação, de cabeça, abrir o marcador.

A torcida equatoriana já gritava ‘olé’ nas arquibancadas, mas a alegria durou bem pouco. Os brasileiros pressionaram e aos 39 minutos igualaram o placar. Mattheus finalizou cruzado, Cuero espalmou e Leon mandou para a sua própria meta.

O segundo tempo começou bem morno. A seleção brasileira continuou com dificuldades para chegar ao ataque porque o adversário apresentava uma defesa bem postada. O time equatoriano, por outro lado, respeitava os atuais campeões, mas levavam perigo quando achavam um espaço.

Com o passar do tempo, o Equador pareceu estar satisfeito com empate. O Brasil dominava o jogo, mas não conseguia ser efetivo pela falta de organização e o placar se manteve inalterado até o apito final.