Topo

Top 10: risco de Palmeiras x Corinthians único no ano, novo Mineirão e Alex agitam estaduais

Estaduais 2013 têm reforço de craques vindos da Europa, chinês e volta de treinadores - Arte UOL
Estaduais 2013 têm reforço de craques vindos da Europa, chinês e volta de treinadores Imagem: Arte UOL

Do UOL, em São Paulo

19/01/2013 06h00

Os campeonatos estaduais começam a esquentar pelo país a partir deste final de semana. Por isso, a equipe UOL Esporte preparou uma breve lista de atrações que fazem valer a pena a atenção com os centenários torneios, hoje compreendidos no primeiro semestre da temporada brasileira, e preteridos no planejamento de muitos dos grandes do país.

1) ZIZAO FINALMENTE EM AÇÃO PELO CORINTHIANS

Com o descanso programado dos campeões do mundo, Tite começará o Paulistão com um time de reservas. Assim, a expectativa é de que enfim a Fiel veja o chinês em atividade com mais frequência. Zizao deve ser titular na estreia diante do Paulista em Jundiaí neste domingo.

2) DUNGA VOLTA A TRABALHAR APÓS DOIS ANOS DE RETIRO

O técnico da seleção na última Copa do Mundo refletiu por bastante tempo antes de voltar a atuar no mundo do futebol. Após dois anos e meio parado, Dunga recomeça em casa, no lugar onde deu os primeiros passos como atleta, comandando o Inter no Campeonato Gaúcho.  

3) MINEIRÃO, FONTE NOVA E CASTELÃO ESTÃO DE VOLTA

Repaginados para a Copa de 2014, alguns estádios tradicionais do país voltam a servir as grandes torcidas nos campeonatos estaduais. O primeiro deles será o Mineirão, que abriga o clássico entre Atlético e Cruzeiro no final de semana de estreia do Estadual, em 3 de fevereiro.

Os estaduais ainda terão o retorno da Fonte Nova em Salvador, que será reaberta com o Ba-Vi em março. Outro palco da Copa, o Castelão também volta a receber as massas de Ceará e Fortaleza.

4) PAULISTÃO PODE TER PALMEIRAS x CORINTHIANS ÚNICO DO ANO

Com o Palmeiras na Série B, a maior rivalidade de São Paulo pode ter apenas uma edição ao longo de 2013. O confronto dos alviverdes com o arquirrival Corinthians no Estadual está marcado para 17 de fevereiro, no Pacaembu, com mando dos campeões mundiais.

O clássico tem duas chances de repetição na temporada. Primeiro, se Corinthians e Palmeiras se cruzarem novamente nas finais do Paulista. Depois se os rivais acabarem se encontrando na fase eliminatória da Libertadores ou na Copa do Brasil.

5) ALEX INICIA VOLTA AO BRASIL COM O PARANAENSE

Depois da festa no final do ano, a torcida do Coritiba começará a matar a saudade de Alex através dos jogos do time no Campeonato Paranaense. Após oito temporadas na Turquia, o meia de 35 anos retoma parceria com o centroavante Deivid (Cruzeiro e Fenerbahce), agora no Couto Pereira.

6) SEEDORF ENCARA MACAÉ E OLARIA EM SEU PRIMEIRO ESTADUAL

Quatro vezes vencedor da Liga dos Campeões, Clarence Seedorf experimenta em 2013 a novidade na carreira de disputar seu primeiro estadual. O holandês conhecerá as particularidades do Carioca, com jogos em estádios pequenos, como o Edson Passos e o Moacyrzão.

7) POSSÍVEL REENCONTRO ENTRE GANSO E SANTOS

A não ser que uma lesão apareça na última hora, ou que um cartão amarelo impeça sua escalação, Paulo Henrique Ganso deve reencontrar sua ex-equipe logo em 3 de fevereiro, na 5ª rodada do Campeonato Paulista. Nesta data o Santos recebe o São Paulo na Vila Belmiro. Se descer a serra com a delegação tricolor, o meia paraense deve experimentar uma recepção quente de seus antigos admiradores, em razão de sua conflituosa saída do clube em 2012. De quebra, enfrentará pela primeira vez o amigo Neymar.

8) IRMÃOS RICHARLYSON E ALECSANDRO JUNTOS PELA PRIMEIRA VEZ

Depois de militarem por grandes clubes do país, Richarlyson e Alecsandro se encontram no mesmo elenco pela primeira vez em suas carreiras. O atacante deixou o Vasco para defender o Atlético-MG, clube que já contava com o seu irmão meio-campista. A parceria em família começa no Campeonato Mineiro.

9) RICARDO GOMES VOLTA AO FUTEBOL APÓS DRAMA DE AVC

Um ano e meio após sofrer um AVC durante o clássico Vasco x Flamengo pelo Brasileiro, Ricardo Gomes está de volta ao futebol. Agora passa a atuar como diretor-técnico, distante da beira do campo, quase como uma figura executiva, enquanto que Gaúcho fica com a missão de comandar os vascaínos do banco de reservas.  

10) PAULISTÂO PODE TER PRIMEIRO TETRA EM 101 ANOS DE HISTÓRIA

Com uma história centenária, o Campeonato Paulista pode ter em 2013 pela primeira vez um tetracampeão. Reforçado de Montillo e Marcos Assunção, o Santos do craque Neymar tenta a façanha histórica, que nem o time de Pelé foi capaz de arrematar. A equipe da Vila Belmiro vem de taças estaduais nos três anos anteriores, contra Santo André, Corinthians e Guarani, nesta ordem.

Individualmente, o zagueiro Durval busca a façanha do 11º título estadual seguido. O zagueiro vem de sequência vitoriosa com Botafogo-PB, Brasiliense, Atlético-PR, Sport e Santos.