Topo

Presidente do Palmeiras faz pausa na carreira de piloto de rali por comprometimento com o clube

Carro de Paulo Nobre com o símbolo do Palmeiras durante prova do Rali dos Sertões - Theo Ribeiro/Fotoarena
Carro de Paulo Nobre com o símbolo do Palmeiras durante prova do Rali dos Sertões Imagem: Theo Ribeiro/Fotoarena

João Henrique Marques e Luiz Paulo Montes

Do UOL, em São Paulo

22/01/2013 14h00

Eleito para comandar o Palmeiras pelos próximos dois anos, Paulo Nobre é o presidente mais novo do clube desde 1932. O dirigente, de 44 anos, é empresário do ramo financeiro e, nos últimos anos, se arriscou como piloto de rali, algo que consumia boa parte de seu tempo e inclusive o impediu de participar das eleições diretas no clube, já que estava pilotando. Agora, ele garante: a carreira terá uma pausa para dedicar o tempo à nova empreitada.

Nobre, que assumiu o cargo e concedeu entrevista coletiva acompanhado por seus quatro vice-presidentes, destacou que sequer concordou em iniciar conversas com a equipe que defendeu em 2012 já pensando no pleito realizado nesta segunda-feira. Segundo ele, as corridas e ralis ficarão de lado ao menos nas próximas duas temporadas. 

"Eu era piloto oficial da equipe. O contrato acabou na prova da Espanha, última do Mundial no ano passado. Tentaram abrir negociação por um novo contrato, mas eu deixei claro que só conversaria em janeiro, dependendo do resultado da eleição. É impossível conciliar as duas coisas. Vou me comprometer com o Palmeiras, então não correrei pelos próximos dois anos, com certeza", afirmou Nobre durante sua primeira entrevista no cargo.

Na modalidade a qual começou a praticar em 1999, Paulo Nobre é conhecido como "Palmeirinha do Rali", pela sua relação com a equipe alviverde. No ano passado, o então piloto não conseguiu conquistar nenhum ponto no Campeonato Mundial, tendo abandonado grande parte das provas que disputou. A decisão de se afastar, de acordo com presidente, já havia sido tomada antes mesmo de ser o escolhido.

Eleito em um pleito histórico para o Palmeiras, já que será o último presidente eleito pelos conselheiros - em 2014 serão os sócios quem decidirão o novo comandante -, Paulo Nobre é o dirigente mais novo em 81 anos a assumir o clube. Ele perde apenas para Dante Delmanto, que em 1932 se elegeu com 25 anos de idade. Esta, aliás, não é a primeira vez que o empresário e piloto terá na direção do clube. Ele já foi diretor-social do Palmeiras entre 1999 e 2002, além de vice-presidente em 2007 e 2008, quando Affonso Della Monica era o presidente.

"É uma honra estar sentado nessa cadeira. Com certeza, é a maior responsabilidade da minha vida. É com muita seriedade que tentaremos fazer o Palmeiras voltar a ser Palmeiras", declarou, ciente da responsabilidade que terá. 

Paulo Nobre foi eleito no fim da noite desta segunda-feira ao receber 153 votos de conselheiros do clube, contra 106 de Décio Perin, outro que concorria ao cargo mais importante do alviverde da capital paulista.