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"Corinthians mil grau" exalta orgulho maloqueiro no Facebook e vira sucesso na internet

Sucesso, bordão "Pq fas iso Romarino?" é cartão de entrada do "Corinthians Mil Grau" - Reprodução
Sucesso, bordão "Pq fas iso Romarino?" é cartão de entrada do "Corinthians Mil Grau" Imagem: Reprodução

Gustavo Franceschini

Do UOL, em São Paulo

29/01/2013 06h00

Os usuários do Facebook que usam a ferramenta em dias de jogos provavelmente já se depararam com a frase “Pq fas iso Romarino?”, escrita exatamente assim, com erros de português. Com uma espécie de “orgulho maloqueiro”, com direito a humor autodepreciativo e um jeito bem peculiar de escrever, a página C0r1nth14ns m1l gr4u virou sucesso na internet, com mais de 80 mil fãs na rede social.

A ideia de Kelvin Thiago começou em comunidades do Corinthians no Orkut, passou por outras ferramentas e desembarcou no Facebook na semana da final da Libertadores do ano passado. Hoje ele conta com a ajuda do amigo Luís Augusto para atualizar o perfil, que faz piadas com o estereótipo do corintiano e não perdoa os rivais. A lista de assuntos é tão variada que nenhum dos dois consegue definir porque a ideia faz tanto sucesso.

"Até quando eu explico o pessoal fica confuso. É um humor diferente", tenta definir Luís Augusto. Basicamente, a dupla faz montagens sobre imagens que circulam na internet. As mensagens cheias de erros de português e abreviações retratam jogadores, geralmente do próprio Corinthians, em situações fictícias e com diálogos inusitados.

Neste fim de semana, por exemplo, a imagem de Romarinho batendo no peito após marcar contra o Mirassol virou uma ameaça de “infarte”, porque ele teria se imaginado jogador do “Palmares”, a versão “mil grau” do rival Palmeiras.

VEJA ALGUMAS DAS POSTAGENS DO "CORINTHIANS MIL GRAU" NO FACEBOOK

  • Reprodução/Facebook
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  • Reprodução/Facebook

“Você vê o jeito que a gente escreve. Eu me inspirei no Jesus Manero [espécie de paródia da figura religiosa que também faz sucesso na rede]. É legal porque a gente encontra quem fala assim de verdade na internet. E para nós a graça é escrever errado. A gente tentou fazer uns posts escrevendo certo, mas não deu certo”, disse Kelvin.

Grande sucesso da dupla, o “Pq fas iso Romarino” começou com a sequência positiva do atacante, que em uma semana fez um gol de letra no Palmeiras e marcou na Bombonera, na final da Libertadores, diante do Boca. A piada originalmente seria um pedido de súplica dos rivais, mas foi adaptada diversas vezes.

Romarinho virou um personagem que representa todo o estereótipo que se pode imaginar para um corintiano. As piadas maldosas que os rivais fazem viram motivo de “orgulho” do atacante, que tripudia os adversários, fala muitos palavrões, ameaça roubar os rivais no vestiário e até usa drogas ilícitas, sem nenhuma amarra no politicamente correto.

“Tem pessoa que reclama que a gente está dizendo que corintiano é ladrão. Eu acho meio indiferente, porque ao mesmo tempo alguém tirou sarro e entendeu a brincadeira. Acho que é essa ideia [humor autodepreciativo]”, disse Luis Augusto.

O estilo fez sucesso. Até o início do Mundial, eram 20 mil fãs no Facebook. Da semifinal contra o Al Ahly em diante foi um salto para 80 mil, com o perfil surfando a onda da empolgação dos corintianos na internet.

Depois da final contra o Chelsea uma piada com o desempenho de Cássio levou o “Mil Grau” ao seu ápice. Na montagem, Fernando Torres pergunta ao goleiro como fazer para marcar gol nele. O camisa 12 do Corinthians devolve: “Não sei. Pergunta lá no posto Ipiranga”, brincando com o bordão da propaganda da rede de postos de combustíveis.

As piadas, acreditam eles, chegaram aos jogadores. “No ano passado eu vi o Paulo André perguntando no Twitter sobre a piada do Romarinho, e o pessoal ficou explicando. Depois eu falei com ele no Facebook, perguntei se ele conhecia a página e ele disse que era a maior diversão entre os atletas”, disse Kelvin.

Nem os próprios jogadores do Corinthians escapam. Em má fase e criticado pela torcida, Julio Cesar virou uma paródia do sucesso editorial “50 tons de cinza”. Na versão corintiana, são “50 tons de braço curto”, alfinetada no excesso de falhas do goleiro. 

Em termos de popularidade, no entanto, ninguém bate o xodó Romarinho. Pelo menos até agora. Sensação do início do ano Zizao é a nova aposta dos donos do perfil, superando até Alexandre Pato. "Ele tem alguma coisa que todo mundo gosta. Parece que ele está sempre meio sorrindo na foto, o pessoal gosta", explica Luís Augusto.