Topo

Em jogo cheio de viradas e atacante com nariz quebrado, Chelsea perde para Newcastle

Demba Ba, atacante do Chelsea, fraturou o nariz e foi substituído após levar um chute  - Graham Stuart/AFP Photo
Demba Ba, atacante do Chelsea, fraturou o nariz e foi substituído após levar um chute Imagem: Graham Stuart/AFP Photo

Do UOL, em São Paulo

02/02/2013 15h01

Em uma partida emocionante e com duas viradas, o Newcastle chegou a estar em desvantagem no placar, mas contou com o talento de Moussa Sissoko, autor de dois gols, para vencer o Chelsea por 3 a 2 na tarde deste sábado. O jogo, que aconteceu no St. James Park, foi válido pela 25ª rodada do Campeonato Inglês.

O duelo também rendeu a Frank Lampard uma importante marca na competição. Com um golaço marcado no segundo tempo, o camisa 8 do Chelsea se tornou o primeiro atleta na história da Premier League a marcar pelo menos 10 gols em 10 temporadas consecutivas.

A partida marcou o reencontro de Demba Ba com a torcida do Newcastle, antigo clube. No entanto, a participação do atleta durou apenas 41 minutos. O atacante acidentalmente levou um chute no rosto em uma disputa com a defesa adversária, fraturou o nariz, e acabou substituído por Fernando Torres.

Agora, o time azul de Londres possui 46 pontos e permanece na terceira colocação. Já o Newcastle é o 15º na tabela, com 17 pontos conquistados até o momento.

Na próxima rodada, o time comandado por Rafa Benitez recebe o Wigan. Já o Newcastle visita o Tottenham.

O primeiro tempo começou com o Chelsea um pouco mais ofensivo e com maior posse de bola, principalmente no meio de campo. Poucos minutos depois, o Newcastle passou a dominar as ações e acuou o adversário para o campo de defesa.

Melhores, os mandantes só não abriram o placar aos 20 minutos por conta de uma grande defesa de Petr Cech. Cabaye arriscou de fora da área, o chute desviou na defesa e sobrou para Cisse. Livre, o atacante finalizou rasteiro no canto e parou na incrível defesa do goleiro do Chelsea.

A pressão do Newcastle só fez diferença aos 40. Cabaye fez ótimo lançamento e encontrou Santon livre pela esquerda. O lateral cruzou na medida para Jonas Gutierrez, que testou firme e não deu chances para Cech.

Após o intervalo o jogo mudou completamente de panorama. Com maior volume de jogo, o Chelsea fez uma espécie de blitz e contou com a habilidade de dois jogadores para virar o placar. Aos 10, Cole cobrou lateral para a intermediária e encontrou Lampard. O camisa 8 do time de Londres chutou forte, a bola pegou efeito e fugiu completamente do alcance do goleiro: 1 a 1.

Aos 15 veio o segundo golaço do Chelsea. Depois de uma boa trama ofensiva pela direita, a bola sobrou para Fernando Torres na entrada da área. O espanhol fez o pivô e ajeitou na medida para Mata, que bateu de primeira e acertou o ângulo direito de Tim Krul.

Com a vantagem no placar, os londrinos passaram a abusar das jogadas ofensivas e foram pegos de surpresa. Em um contra-ataque rápido, Gouffran arrancou pela esquerda e bateu firme. Cech rebateu para o meio e a bola sobrou para Sissoko, que só empurrou para o gol vazio, empatando o confronto. 

O gol que definu a vitória dos mandantes saiu apenas aos 45 da etapa final. O Newcastle armou boa jogada pela esquerda e a bola sobrou limpa para Sissoko na entrada da área. O atacante bateu firme, de primeira, e fez a festa do torcedor que compareceu ao St. James Park.

MANCHESTER UNITED VENCE EM JOGO COM APAGÃO NO ESTÁDIO

  • Dylan Martinez/Reuters

    Já o Manchester United teve muito trabalho para vencer o Fulham, fora de casa, por 1 a 0. O único gol da partida foi marcado por Wayne Rooney. Aos 33 minutos da etapa final, o atacante invadiu a área e tocou no canto esquerdo do goleiro adversário para garantir o resultado. O confronto também ficou marcado por um apagão no estádio Craven Cottage. Pouco tempo antes do intervalo, os refletores do local apagaram e o duelo teve que ser paralisado por aproximadamente cinco minutos. A vitória deixou o time comandado por Alex Ferguson ainda mais tranquilo na liderança do Inglês, com 62 pontos, dez a mais que o vice-líder e rival Manchester City.

GOMES ESTREIA NO ALEMÃO; MICHEL BASTOS FAZ GOLAÇO

  • EFE

    Emprestado pelo Tottenham, o goleiro Gomes estreou com vitória no Campeonato Alemão. O Hoffenhein, time defendido pelo brasileiro derrotou o Freiburg por 2 a 1 neste sábado. Destaque para Volland, autor de dois gols. Em outra partida da rodada, o lateral esquerdo Michel Bastos marcou o único gol da derrota do Schalke 04 para o lanterna Greuther Furth por 2 a 1. A liderança continua com o Bayern de Munique, que bateu o Maiz 05 por 3 a 0.