Topo

"Malandragem" contra São Paulo enriquece repertório de surpresas de Ronaldinho Gaúcho

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Belo Horizonte

15/02/2013 06h00

Na vitória sobre o São Paulo, por 2 a 1, na última quarta-feira, na estreia do Atlético-MG na Libertadores, o meia-atacante Ronaldinho Gaúcho “criou” mais um truque em campo, quando aproveitou pausa no jogo para beber água fornecida pelo goleiro Rogério Ceni, ficou desmarcado na área adversária e deu assistência para Jô colocar a bola nas redes.

Ao longo de sua vitoriosa carreira, o craque atleticano mostrou ter um repertório grande de jogadas com toque de malícia que foram decisivas ou ficaram na história por surpreender os adversários. O UOL Esporte lembra outros momentos do brasileiro eleito melhor jogador de futebol do mundo em duas oportunidades.

CONFIRA ABAIXO LANCES SURPREENDENTES DA CARREIRA DE RONALDINHO GAÚCHO

GOL DE COBERTURA DECISIVO NA COPA DO MUNDO DE 2002

  • Arqwuivo Folhapress

    Um gol que marcou a carreira do meia-atacante brasileiro em cobrança de falta perto do meio de campo. Nas quartas de final da Copa do Mundo de 2002, na Coreia do Sul e Japão, contra a Inglaterra, Ronaldinho Gaúcho viu o arqueiro David Seaman adiantado e "propositalmente" cobrou falta direto para o gol. Ele pegou o experiente goleiro inglês de surpresa, marcando um dos mais belos gols daquela competição. Na foto ao lado, Ronaldinho comemora a classificação brasileira, que ao final da Copa, seria campeão em final contra a seleção da Alemanha. À época, o time brasileiro era comandado por Luiz Felipe Scolari, novamente técnico da seleção.

FALTA COBRADA POR BAIXO DA BARREIRA ADVERSÁRIA

  • Fernando Pilatos/UOL

    Ao longo da sua passagem na volta ao Brasil, desde 2011, quando assinou contrato milionário com o Flamengo, Ronaldinho Gaúcho mostrou ter um grande repertório em cobranças de faltas. O meia-atacante apresentou uma forma diferente e que deu certo. Diante do Santos, no Brasileirão de 2011, na vitória flamenguista sobre o Santos, na Vila Belmiro, por 5 a 4, ele surpreendeu ao chutar rasteiro, fazendo a bola passar por baixo da barreira adversária. No Brasileirão de 2012, já pelo Atlético-MG, na goleada sobre o Figueirense, no Independência, por 6 a 0, Ronaldinho repetiu o feito.

RECURSOS TÉCNICOS USADOS PARA 'ENGANAR' OS ADVERSÁRIOS

  • AP

    Dar um chapéu nos adversários sempre foi marca de Ronaldinho Gaúcho. Quando defendia o Barcelona, logo no seu primeiro ano, em 2004, o brasileiro chamou atenção em um jogo contra o Athletic Bilbao, pelo Campeonato Espanhol. Ele aplicou um drible em três defensores seguidamente, sem deixar a bola cair no gramado. Jogadas como essa o fizeram ídolo do Barcelona durante muito tempo e eleito melhor do mundo duas vezes. No clube espanhol, o craque brasileiro fez também uma jogada que virou sua marca registrada. Ao dar um passe, o jogador olha para um lado e enfia a bola para o companheiro em uma direção diferente.