Topo

Torcida do Fla ignora chuva, fecha trânsito e faz festa para inaugurar estátua de Zico na Gávea

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

02/03/2013 12h20

A torcida do Flamengo não esperou o aniversário de Zico - neste domingo, dia 3 - para festejar o maior ídolo de sua história. Em evento realizado neste sábado, na sede da Gávea, os rubro-negros fizeram uma enorme celebração em homenagem ao "Galinho".

Os torcedores ignoraram a forte chuva que atingiu o Rio de Janeiro nesta manhã, fecharam o trânsito nas proximidades da sede e reviveram o clima de arquibancada para inaugurar a estátua em tamanho natural do eterno camisa 10.

Sede lotada e clima de arquibancada nas ruas da zona sul do Rio de Janeiro

  • Pedro Ivo Almeida/UOL

    Torcedores do Flamengo lotaram os arredores da sede da Gávea em festa por 60 anos de Zico

Presentes nos arredores da sede desde o início da manhã, os rubro-negros cantavam e pulavam com se estivesse em estádios de futebol para exaltar seu maior ídolo. E Zico não conteve a emoção.

"É até difícil falar alguma coisa a vocês neste momento. E o que me deixa mais feliz é saber que este movimento foi espontâneo e partiu de vocês. Só posso agradecer por cada um que saiu de casa e veio aqui me prestigiar", disse Zico, rapidamente, na sacada da Gávea, antes de descer a escadaria e inaugurar a própria estátua na calçada da fama rubro-negra.

"Natal rubro-negro"

E a emoção também tomava dos torcedores. Para muitos, o fim de semana de comemorações era comparado ao natal. "Esta aqui é nossa data sagrada. O Zico é nosso Deus. O Flamengo deve tudo que tem a ele. Só falta a nossa ceia", disse o empresário Rogério Feitosa, de 54 anos, que deixou a cidade de Juiz de Fora ainda na madrugada para chegar ao evento.

"Foi uma verdadeira peregrinação. É uma data santa", complementou o fã, que não escondeu as lágrimas quando Zico chegou ao local.

Ex-goleiro completa 100 anos em dia de festa para Zico e comemora com ídolo

A manhã de sábado não foi de festa apenas para Zico. Quem também aproveitou as celebrações na sede da Gávea foi o ex-goleiro do Flamengo Fernandinho, que completou 100 anos neste dia 2 de março. O camisa 1 da década de 30 fez festa junto com seu ídolo em uma celebração com direito a bolo, camisas personalizadas e até a apresentação da tradicional Charanga rubro-negra, torcida, mais antiga do clube (veja a matéria completa no UOL Esporte)

Comparações com Ronaldinho

Nem tudo, porém, foi festa na Gávea na manhã deste sábado. Primeiramente, a torcida ensaiou um xingamento a ex-presidente Patricia Amorim. Rapidamente, Zico fechou o semblante, demonstrou insatisfação e pediu que os rubro-negros interrompessem.

"Hoje é dia de festa. Por favor, vamos parar com isso e apenas exaltar o Flamengo", disse. E o pedido de seu "Deus" foi uma ordem para a torcida, que logo interrompeu as ofensas e retomou os cantos de arquibancada.

Na sequência, no salão que serviu de palco para a entrevista coletivo do ídolo, torcedores não se conformaram por serem barrados e chegaram a comparar a festa de Zico com a chegada de Ronaldinho Gaúcho, no início de 2011.

"Isso é um absurdo. Para o Ronaldinho, que cuspiu na nossa cara, fizeram festa e até abriram o campo. Eu to no clube desde cedo e não consegui dar um abraço no Zico. Não vou aceitar sair daqui. Temos que lotar esse auditório para festejar nosso ídolo de verdade", disse um sócio do clube mais exaltado.