Topo

Demitido, Amaral exige respeito do Itumbiara e diz que vai atuar em 'Pé na Cova'

Amaral chegou a dar entrevista como atleta do Poços de Caldas-MG - Folha Imagem/Arquivo
Amaral chegou a dar entrevista como atleta do Poços de Caldas-MG Imagem: Folha Imagem/Arquivo

Luiza Oliveira

Do UOL, em São Paulo

08/03/2013 06h03

Figura emblemática do futebol brasileiro na década de 90, Amaral tem passado por momentos difíceis no fim da carreira. Demitido do Itumbiara após apenas um jogo, o volante de 40 anos cobrou respeito e demonstrou mágoa com o clube. Mas nem assim perdeu o bom humor e disse que vai participar da série global ‘Pé Na Cova’.

Mesmo desempregado, Amaral não deixa de fazer piada. Em entrevista ao UOL Esporte, ele brincou e disse que recebeu um telefonema do autor e ator Miguel Falabella para participar da atração que vai ao ar nas noites de quinta-feira.

“Não pensei o que vou fazer não, vou trabalhar no ‘Pé na Cova’, já que eu trabalhei em funerária. O Miguel Falabella já me ligou e falou: ‘vem para cá’. Agora eu vou”, disse, em alusão ao seu trabalho como agente funerário na juventude que lhe rendeu a fama de coveiro.

Sobre sua passagem pelo time goiano, Amaral admite ter sido surpreendido com a notícia de que não faria mais parte do grupo após somente 60 minutos em campo e 16 dias no clube.

“Foi muito estranho, algo sem explicação. É muita falta de consideração e respeito. Eu participei normalmente do coletivo e, na manhã seguinte, o diretor bateu no meu quarto e falou que não era para eu treinar com o grupo mais”, disse. “Estou ciente que conquistei vários títulos e vesti a camisa da seleção. Minha carreira merece ser respeitada”, disse.

O volante afirma que ainda terá uma conversa com a diretoria nesta sexta-feira para definir sua situação. Na última semana, Nedo Xavier assumiu e quis promover mudanças, entre elas a saída de Amaral.

O diretor de futebol do clube, Arnaldo Donizete, explicou a decisão como ‘coisas do futebol’. “Mudou a comissão técnica, e o Amaral não estava nos conformes do professor. Futebol é assim”.

A única atuação de Amaral com a camisa do Itumbiara foi na derrota por 3 a 0 para o Aparecidense, no último domingo, pelo Campeonato Goiano. Ele esteve em campo por apenas 60 minutos, já que foi substituído no segundo tempo. O atleta conta que o time perdia por 1 a 0 e o técnico Nedo Xavier optou por tirar um dos três volantes e reforçar o setor ofensivo com um meia para reverter o resultado.

Amaral teve passagens por grandes clubes como Palmeiras, Corinthians, Vasco, Grêmio e Atlético-MG, e defendeu a seleção brasileira em 1995 e 1996. Mas o fim da carreira está bastante agitado. Após disputar a liga da Indonésia pelo segundo ano seguido em 2012, ele se transferiu para o Poços de Caldas para a disputa do Módulo II do Campeonato Mineiro 2013.

Ainda em fevereiro, o atleta deixou o clube alegando que foi enganado pelo empresário chileno Celestino Zapata, com quem assinou um pré-contrato que não foi cumprido. Amaral afirma ter novas propostas, inclusive para voltar para a Indonésia ou jogar na Tailândia. “Estou com um pique bom, corro para mim”, diz ele, que pretende jogar até os 43 anos.