Topo

Zizao fica no banco, passa despercebido na seleção e até 'vira' defensor

Chamado pela 1ª vez para a seleção, Zizao nem entrou em campo contra o Iraque - Leandro Moraes/UOL Esporte
Chamado pela 1ª vez para a seleção, Zizao nem entrou em campo contra o Iraque Imagem: Leandro Moraes/UOL Esporte

Do UOL, em São Paulo

22/03/2013 11h59

Convocado pela primeira vez para a seleção chinesa, Chen Zizao não saiu do banco de reservas na partida contra o Iraque nesta sexta-feira. Da mesma forma ‘obscura’ com a qual foi chamado pelo treinador Antonio Camacho, o atacante acompanhou a suada vitória chinesa por 1 a 0 pelas eliminatórias da Copa da Ásia-2015.

Vale lembrar que Zizao foi convocado para a seleção chinesa sem ser observado pelo técnico. A pedalada e a assistência no empate por 1 a 1 contra o Paulista, na estreia do Paulistão, foram suficientes para que ele fosse convocado. Bastou uma conversa entre um dos assistentes de Camacho e Flavio Pires, que representa no Brasil o Shanghai Shenxin (CHI), clube que detém os direitos econômicos do jogador, para o atacante ser chamado.

Com raras chances no Corinthians, Zizao também passou sem chamar a atenção no jogo. Na transmissão ao vivo da partida feita pelo site oficial da Confederação Asiática (AFC), o jogador foi identificado de forma incorreta. A entidade classificou o atacante do Corinthians como defensor.

Zizao viu um de seus companheiros de banco entrar em campo e resolver a partida a favor da China. Yu Dabao fez o gol da vitória dos donos da casa nos instantes finais do jogo, ao aproveitar uma sobra em cobrança de escanteio. Os chineses reagem no torneio após a derrota por 2 a 1 para a Arábia Saudita na estreia.

As eliminatórias da Copa da Ásia-2015 definem 11 vagas para o torneio. Na fase de grupos, 20 seleções estão divididas em cinco chaves, cada uma com quatro equipes. As duas primeiras colocadas, além do melhor terceiro, garantem a classificação.

A Copa da Ásia-2015 será disputada na Austrália. Quatro seleções já têm vagas asseguradas: Austrália, Japão, Coreia do Sul e Coreia do Norte. A última vaga será ocupada pelo campeão da AFC Challenge Cup-2014.