Topo

Ex-presidente Mustafá ganha cargo e vira auxiliar da gestão de Nobre

Mustafá Contursi ficou 12 anos (entre 1993 e 2005) como presidente do Palmeiras - Daniel Kfouri/Folha Imagem
Mustafá Contursi ficou 12 anos (entre 1993 e 2005) como presidente do Palmeiras Imagem: Daniel Kfouri/Folha Imagem

João Henrique Marques

Do UOL, em São Paulo

25/04/2013 12h52

Mustafá Contursi volta a ter poder no Palmeiras. O ex-presidente do clube foi colocado como membro de um grupo criado para regulamentar a gestão de Paulo Nobre. A função é inédita no clube, e foi avalizada por Nobre. Mustafá deu apoio ao atual mandatário no período eleitoral.

O UOL Esporte apurou que o acordo aconteceu em reunião do Conselho de Orientação e Fiscalização (COF) na noite de segunda-feira na Academia de Futebol. Uma votação foi feita internamente e Mustafá foi colocado ao lado de outros três “cofistas” para participar do grupo regulamentador que também conta com Maurício Precivalle e Genaro Marino, dois vices de Nobre. Os integrantes não vão receber salário para exercer as funções.

“Eles vão trabalhar dentro de uma previsão de orçamento real. O COF tinha essa função de análise posterior ao orçamento. Agora, vão trabalhar em conjunto com o Nobre, dentro de limitações financeiras que já são conhecidas”, confirmou o presidente do COF, Alberto Strufaldi.  “O Nobre participou da reunião e evidentemente que aderiu aos nomes indicados”, complementou.

O grupo de Mustafá vai ter acesso à previsão orçamentária de Nobre e trabalhar em conjunto com o presidente ao longo dos 20 meses restantes de mandato. Contratações que excedem gastos programados precisam ser avalizadas.

“Não é um grupo de fiscalização. É de montagem de gastos e receitas, o que que não ocorria antes. É possível o veto (de reforços), mas posso te garantir que o Nobre tem a consciência do quanto hoje é possível investir pelo Palmeiras”, disse Strufaldi.

A previsão orçamentária é considerada baixa por diversos integrantes do COF. Só que o limite de gastos é colocado como essencial para um clube atolado em dívidas. Cotas de TV e patrocinadores são as principais fontes de renda trabalhadas até o fim do ano.

Mesmo com o Palmeiras sem patrocínio principal ao fim do Paulista, quando termina o contrato com a Kia, o grupo de Nobre programou a receita com base nos valores de mercado.

Lucro com ações de marketing também já estão incluídos no levantamento. O trabalho do departamento agora é considerado fundamental na busca por reforços com valor que comprometeriam o orçamento traçado.

O COF é composto por 20 membros, sendo quatro ex-presidentes do Palmeiras (Carlos Facchina, Mustafá Contursi, Afonso Della Monica, Luiz Gonzaga Belluzzo e Arnaldo Tirone). Destes, apenas Mustafá e Facchina foram os presentes na reunião. A eleição de um grupo de auxílio de gestão foi possível pela participação da metade mais um dos integrantes. Na eleição presidencial, Nobre teve apoio de oito dos 15 “cofistas” eleitos.

BRUNORO FALA SOBRE REFORÇOS PARA A SEQUÊNCIA DA LIBERTADORES