Topo

David Luiz faz golaço e Chelsea decidirá Liga Europa contra o Benfica

De fora da área, David Luiz bateu colocado e acertou o ângulo do Basel - Scott Heavey/Getty Images
De fora da área, David Luiz bateu colocado e acertou o ângulo do Basel Imagem: Scott Heavey/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

02/05/2013 18h00

Chelsea, da Inglaterra, e Benfica, de Portugal, farão a final da Liga Europa 2012/13. Nesta quinta-feira, as equipes venceram e eliminaram Basel (Suíça) e Fenerbahce (Turquia), respectivamente, e agora decidirão a segunda competição mais importante do futebol europeu no dia 15 de maio, em Amsterdã, na Holanda. Curiosamente, ambas as partidas acabaram 3 a 1 para os anfitriões.

Em Londres, o Chelsea contou com um golaço de David Luiz, que atuou improvisado como volante, para bater novamente o Basel - na partida de ida, os Blues triunfaram por 2 a 1. De fora da área, o brasileiro chutou colocado e mandou no ângulo do goleiro Sommer, anotando o terceiro dos ingleses.

Fernando Torres e Moses haviam marcado mais cedo para o vice-campeão mundial, com Salah abrindo o placar para os visitantes e dando um susto nos torcedores do Chelsea em Stamford Bridge.

Já em Lisboa, o Benfica recuperou-se da derrota por 1 a 0 para o Fenerbahce no jogo de ida, em Istambul, e conseguiu o placar necessário para avançar graças à grande atuação do atacante paraguaio Oscar Cardozo. Ele marcou duas vezes, uma em cada tempo, e fez a festa da torcida lusitana. Nico Gaitán fez o outro dos donos da casa, enquanto o holandês Kuyt descontou para os turcos.

LATERAL DO FENER LEVA CHUTE NO ROSTO E DEIXA JOGO EM AMBULÂNCIA

  • EFE/MIGUEL A. LOPES

    Ao Fenerbahce, além da tristeza da eliminação para o Benfica, sobrou a preocupação com o estado de saúde do lateral Gökhan Gonul. Na metade do segundo tempo, ele recebeu um forte chute (não-intencional) no rosto e caiu desacordado no gramado, tendo que ser retirado de maca. De ambulância, o atleta foi levado a um hospital nas proximidades do Estádio da Luz, em Lisboa, para passar por exames médicos. LEIA MAIS

Para aumentar a felicidade dos portugueses, o tradicional Benfica retorna a uma final europeia após 23 anos. No passado, a equipe alvirrubra foi uma das mais poderosas do futebol europeu, conquistando duas vezes a Liga dos Campeões. A última decisão continental do clube lisboeta, porém, havia sido a da Champions League de 1989/90, contra o Milan, que acabou campeão.

Para o Chelsea, a Liga Europa aparece como chance de salvar uma temporada de seca de títulos. Com o Manchester United já campeão do Inglês, os Blues também já foram eliminados nas duas Copas disputadas no país, além de terem perdido o Mundial de Clubes da Fifa para o Corinthians.