Topo

Craque pós-moderno, Beckham deixa impacto sem precedentes no futebol

Beckham faz aquecimento antes da partida contra o Barcelona pela Liga dos Campeões -  David Ramos/Getty Images
Beckham faz aquecimento antes da partida contra o Barcelona pela Liga dos Campeões Imagem: David Ramos/Getty Images

Fernando Duarte

Do UOL, em Londres (ING)

16/05/2013 14h33

Na bola, David Beckham fez muito mais do que seus detratores reconhecem: integrante de um supertime do Manchester United que durante seus 10 anos em Old Trafford conquistou sete títulos ingleses e uma Liga dos Campeões da Europa, ele foi ainda campeão nacional por Real Madrid, Los Angeles Galaxy e Paris St. Germain, além de passar pelo Milan. Um currículo invejável e que aliado ao impacto cultural de Beckham faz do inglês uma espécie de craque pós-moderno.

O astro inglês anunciou que irá se aposentar depois que cumprir mais dois jogos com o PSG.

Beckham foi protagonista de uma transformação do futebol para algo mais além do esporte e mais perto da indústria do entretenimento. Bonito (por que não?), o londrino se tornou a grande pin-up dos gramados e tamanho sucesso levou a generalizações injustas. Sim, a aparência fez de Beckham uma galinha dos vos de ouro na era do futebol-negócio, ao ponto de seu apelo comercial ter influenciado a decisão do Real Madrid de contratá-lo do United, em 2003 - diretores do clube espanhol se gabaram publicamente de que os 35 milhões de euros pagos pelo meia dariam retorno em pouco tempo só com a venda de camisas.

Mas resumi-lo a um mero instrumento de marketing vai contra não apenas as evidências, mas também de encontro aos depoimentos de jogadores e treinadores. O inglês é frequentemente descrito com um profissional aplicado e de uma humildade surpreendente para quem carrega um dos rostos mais conhecidos do mundo. Em 2007, quando ainda era cortejado pela seleção inglesa, Luiz Felipe Scolari disse que, caso assumisse o cargo, tentaria convencer o jogador a rever uma aposentadoria internacional anunciada pouco após o Mundial da Alemanha. ‘’Você levanta o dedo e ele pode colocar a bola na ponta do seu dedo. Futebol hoje pode ser decidido numa bola parada’’, contou Scolari.

E Beckham era mortal nessas situações, como diversos vídeos no Youtube podem mostrar a qualquer interessado. A importância dele para o esporte, porém, transcende qualquer feito sobre a grama. Atleta e pop star, ele ajudou a tornar o futebol muito mais vendável. Beckham pode não ser um primor de eloquência – na verdade, a TV  britânica está repleta de comediantes zombando da dicção e do sotaque do agora ex-jogador – mas sua imagem de galã tornou-se gigante, mesmo depois de um escândalo de adultério nos tabloides ingleses.

Barbearias britânicas e do resto do mundo se acostumaram a receber clientes em busca do mais recente penteado do inglês. É justo dizer que o caminho aberto por Beckham é agora trilhado até por Neymar. Pelé, ele nunca tentou ser. Marcou apenas 114 gols na carreira. Mas tem apelo global comparável ao do brasileiro. Tanto que foi nele que a Liga Americana de Futebol (MLS) depositou suas esperanças de revigorar o torneio ao buscar o meia em Madri em 2007. Nos cinco anos que passou em Los Angleses, Beckham catapultou o perfil de um campeonato esquecido.


  • Análise: Beckham foi o cara certo no momento perfeito LEIA MAIS

Entre a chegada do inglês e sua partida para Paris, no ano passado, o número de times da Liga Americana pulou de 12 para 19. E até rivais do Galaxy se beneficiaram com o aumento de interesse do público, por conta de um aumento geral de 231% no faturamento com a venda de merchansiding. Um impacto mais duradouro que o da ida de Pelé para o New York Cosmos nos anos 70.

Beckham não foi o primeiro jogador a se aventurar pelo mundo da moda, mas o primeiro a não parecer ridículo no papel. Críticos podem dizer que a história teria sido muito diferente caso o inglês fosse menos abençoado pela genética. O fato de que jogadores considerados mais bonitos e habilidoso que Beckham nnao chegaram nem perto de seu apelo sugerem que Beckham foi um fenômeno. E que dificilmente haverá outro como ele.

METROSSEXUAL, BECKHAM É O MAIOR EXPOENTE DA LINHA ATLETA MIDIÁTICO

  • Reprodução/Facebook

    David Beckham está anos-luz à frente de qualquer esportista no mundo no que se refere ao marketing pessoal. O astro inglês faz a linha bom moço, unindo carisma, beleza e também rendimento dentro de campo. Beckham foi eleito o segundo melhor jogador do mundo em 1999, conforme eleição da Fifa.

    Fora de campo, o inglês estampa campanhas de cuecas, cosméticos, roupas, entre outras dezenas de produtos. Ele dá nome a perfumes masculinos.

    Sua popularidade é medida no Facebook, onde possui mais de 20 milhões de fãs.

    Valiosíssima, a 'marca Beckham' se tornou ainda mais valorizada devido a ações sociais desenvolvidas pelo jogador ao longo do mundo.

VEJA AS REAÇÕES AO ANÚNCIO DA APOSENTADORIA DE BECKHAM

  • JOSEPH BLATTER (Presidente da Fifa): "É o fim do capítulo de uma história assombrosa. David Beckham é uma das figuras mais icônicas do futebol mundial. Ele cresceu como um garoto adorável e alcançou seus sonhos. Inquestionavelmente ele inspira milhões de garotos e garotas a fazer o mesmo. Seja qual for a escolha de sua carreira a partir de agora, será com a mesma dedicação e estilo dos últimos 21 anos"

  • DAVID CAMERON (Primeiro Ministro Britânico): Beckham tem sido um jogador excepcional durante toda sua carreira. Não só isso, ele também tem sido um embaixador brilhante para o seu país, e ajudou muito nas Olimpíadas de Londres em 2012. Como Primeiro Ministro, só devo parabenizá-lo pela brilhante carreira"

  • ROY HODGSON (Treinador da seleção inglesa): "Ele teve uma carreira brilhante, status marcante, e desejo o melhor para ele no futuro. Muitas pessoas oferecerão trabalho a ele agora, alguns podem até afastá-lo do futebol, mas espero que possamos mantê-lo. Está sendo uma semana estranha para mim por ver Rio Ferdinand se aposentar, pouco depois do anúncio de John Terry e agora o Beckham, parece o fim de uma era"