Topo

Diretoria do Santos ignora final do Paulistão e luta para negociar Neymar em reuniões

Neymar durante partida contra o Corinthians na final do Campeonato Paulista  - Leandro Moraes/UOL Esporte
Neymar durante partida contra o Corinthians na final do Campeonato Paulista Imagem: Leandro Moraes/UOL Esporte

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

17/05/2013 06h00

Os dirigentes do Santos ignoraram a semana decisiva para o time antes da final do Campeonato Paulista, diante do arquirrival Corinthians, domingo, na Vila Belmiro, e passaram os últimos dias focados na venda de sua principal estrela – o atacante Neymar.

O UOL Esporte apurou que foram três reuniões em quatro dias. A maioria envolvendo o Comitê Gestor do clube e a cúpula de Neymar. Além deles, também participaram os empresários André Cury e Marcos Malaquias, e o diretor de futebol do Barcelona, da Espanha, Raul Sanllehí. O Santos está decidido a negociar o atleta já no meio deste ano e, inclusive, aprovou a proposta que recebeu do clube catalão.

SANTOS E NEYMAR QUEREM BARÇA AGORA, MAS PAI TRAVA NEGÓCIO

  • A “novela Neymar” teve uma reviravolta nesta semana. O Comitê Gestor do Santos, que tanto resistiu ao assédio dos clubes europeus por seu astro, agora luta para vender o jogador até o meio deste ano. O UOL Esporte apurou que o grupo conta com o apoio do próprio jogador para finalizar o acordo na reabertura da próxima janela de transferências.

    No entanto, a cúpula santista esbarra no pai do atleta, Neymar da Silva Santos, que faz “jogo duro” em prol da permanência do filho até julho de 2014, data do término do contrato do craque com o clube brasileiro. LEIA MAIS

O valor da oferta é mantido em sigilo, mas é bem inferior ao valor da multa rescisória, avaliada em 65 milhões de euros (cerca de R$ 169 milhões), e foi entregue ao vice-presidente do clube, Odílio Rodrigues, durante sua viagem de quatro dias na Espanha. Ele viajou exclusivamente para se reunir com o presidente do Barça, Sandro Rosell, e toda cúpula do clube catalão.

O dirigente santista chegou a território espanhol no último dia 9, dois dias antes do primeiro jogo da final do Campeonato Paulista, diante do Corinthians, no Pacaembu, e retornou na manhã da última segunda-feira. Segundo o Blog do Perrone, a viagem de Odílio causou revolta entre os conselheiros do clube, por causa do momento importante do time.

“O vice-presidente em exercício da presidência foi passear na Espanha, com a família, às vésperas da decisão que nos daria um tetracampeonato paulista? É uma tentativa de informação diversionista em relação a uma possível conversa com o Barcelona sobre a transferência de Neymar? Qualquer das duas hipóteses é ruim”, escreveu em seu blog, Luiz Roberto Serrano, conselheiro da base de apoio ao presidente Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro.

Com a proposta na mão, o vice-presidente do Santos se reuniu com os integrantes do Comitê Gestor no mesmo dia. Depois disso, a cúpula alvinegra acionou os representantes de Neymar e encararam mais três reuniões para tratar do assunto nesta semana. A última ocorreu no final da tarde desta quinta-feira.

Apesar dos encontros, a “novela Neymar” está longe do fim. O principal motivo é o pai do jogador, Neymar da Silva Santos, que está relutante em negociar o filho na próxima janela de transferências. Isso porque o pai e representante do craque santista visa um lucro maior em julho de 2014, data do término do contrato do atleta com o clube.  

“É o que falei, o contrato vai até 2014. A família só decidirá o futuro dele após o contrato. Tudo o que apareceu por enquanto é pura especulação. Acerto não tem, existe muitos interesses, mas não tem nada que possa dizer que está fechado”, avisou Wagner Ribeiro, agente do jogador.

  • Confira as principais especulações e contratações de sua equipe para o 2º semestre de 2013 no Mercado da Bola

Neymar tem contrato com o Santos até julho de 2014, com opção de renovação por mais um mês, caso o time da Vila Belmiro esteja disputando a Copa Libertadores da América. O vínculo do craque com o clube vencia em fevereiro de 2015, mas foi reduzido em agosto de 2011 sob alegação do presidente Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro de um “projeto pioneiro”.

O direitos econômicos de Neymar estão divididos da seguinte forma: 55% pertencem ao Santos, 40% a DIS, braço esportivo do Grupo Sonda, e 5% a Teisa, grupo de empresários formado por alguns conselheiros influentes do clube.