Topo

Fred troca chuteira preta por colorida por R$ 5 mi, mas torcida teme azar

Fred começou a usar chuteira da Adidas nos treinamentos do último final de semana - Nelson Perez/Fluminense FC
Fred começou a usar chuteira da Adidas nos treinamentos do último final de semana Imagem: Nelson Perez/Fluminense FC

Renan Rodrigues

Do UOL, no Rio de Janeiro

29/05/2013 11h00

Foram cinco anos atuando à moda antiga, com chuteiras todas pintadas de preto, longe dos comerciais de empresas de material esportivo. Na última semana, porém, Fred acertou vínculo com a Adidas e passará a calçar modelos da empresa alemã. O UOL Esporte apurou que o atacante do Fluminense poderá receber pouco mais de R$ 5 milhões pelos quatro anos de acordo. Para isso, terá que atingir todas as metas previstas no contrato como, por exemplo, número mínimo de jogos pela seleção brasileira e artilharia de campeonatos que disputar.

A Adidas, por coincidência, foi a última empresa a patrocinar o atacante, que desde 2008 usava chuteiras de diversos modelos pintadas de preto. Sem uma proposta que considerasse satisfatória, o camisa 9 não demonstrou pressa até ser convencido. Fred divulgou a novidade com um vídeo postado em sua página do Facebook no último domingo. Muitos tricolores, porém, torceram o nariz por superstição, reclamando que a troca poderá dar azar no jogo das quartas de final da Libertadores, contra o Olímpia, nesta quarta-feira.

RELEMBRE: FRED RESISTE A PROPOSTAS E MANTÉM CHUTEIRA 'SEM MARCA' NO FLU

  • Dhavid Normando/Photocamera

"Estou muito feliz por poder reeditar essa parceria com a Adidas, que teve seu primeiro capítulo na Copa da Alemanha, em 2006. Naquela ocasião, a chuteira da marca me deu sorte, tanto que entrei em campo faltando apenas três minutos pro fim da partida contra a Austrália e, mesmo assim, consegui marcar um gol. Dessa vez, espero que essa história do gol se repita por diversas vezes", postou Fred no Facebook. 

Nos próximos dias, o atacante gravará uma propaganda para a empresa alemã que será divulgada durante a Copa das Confederações. O bom momento do camisa 9 e as recentes declarações do coordenador técnico Carlos Alberto Parreira, que praticamente confirmou o atacante na Copa do Mundo de 2014, pesaram na proposta da Adidas, uma das maiores do futebol brasileiro.

TORCIDA DO FLUMINENSE PEDE A VOLTA DA CHUTEIRA PINTADA DE PRETO

  • Reprodução/Facebook

Tentar melhorar a imagem com a torcida tricolor, que ficou irritada após a divulgação do patrocínio ao Flamengo, também fez parte da estratégia da fornecedora de material esportivo. Segundo a Adidas, Fred usará chuteiras da nova linha da empresa, provavelmente com o modelo F 50, mesmo calçado por Lucas, do PSG, e Robben, do Bayern de Munique.

O mercado de chuteiras no Fluminense está agitado em 2013. Os meias Deco e Thiago Neves, que assim como Fred e Romário, começaram a temporada pintando seus calçados de preto, assinaram com a Nike. Além deles, Diego Cavalieri, Carlinhos, Edinho, Jean, Rafael Sobis e Wellington Nem vestem a marca. A Adidas, que fornece também o material esportivo do time das Laranjeiras, possui acordo com a maioria dos demais jogadores.

O Fluminense, com Fred de chuteira nova, entra em campo nesta quarta-feira, às 22h, no estádio Defensores del Chaco, no Paraguai. Para eliminar o Olímpia e se classificar às semifinais da Libertadores, o time das Laranjeiras precisa de uma vitória simples ou empate com gols. Se o 0 a 0 do último jogo se repetir, a decisão vai para a disputa de pênaltis.