Topo

Neymar se espelha em retrospecto dos tops brasileiros para ser o melhor no Barcelona

Sério, Neymar observa jogo da seleção contra a Inglaterra no Maracanã - Daniel Marenco/Folhapress
Sério, Neymar observa jogo da seleção contra a Inglaterra no Maracanã Imagem: Daniel Marenco/Folhapress

Do UOL, em São Paulo *

03/06/2013 06h00

Neymar será apresentado nesta segunda-feira no Barcelona. Agora jogador de um dos maiores clubes do futebol mundial, o ex-santista enfim pode colocar em prática o seu sonho de ter chances reais de disputar o prêmio de melhor jogador do mundo. Se alcançar este feito, o atacante repetirá a marca recente de outros quatro tops brasileiros no clube espanhol.

Romário, Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho já vestiram a camisa do Barcelona e conquistaram o prêmio de melhor do mundo defendendo o clube azul-grená.

Durante as quatro temporadas que disputou com a camisa do Santos, Neymar se consolidou como o melhor jogador da América do Sul e até ganhou por duas vezes o prêmio da disputa anual do jornal El Pais, mas nunca chegou perto do top 5 na eleição do melhor do mundo – o máximo que alcançou foi a décima colocação, em 2012; no ano seguinte, caiu três posições.

MELHORES DO MUNDO NO BARCELONA

JOGADORCHEGADA AO BARÇAANO EM QUE FOI ELEITO
Romário19931994
Ronaldo19961996
Rivaldo19971999
Ronaldinho Gaúcho20032004

Por jogar apenas o segundo semestre com a camisa do Barcelona, Neymar fatalmente não estará entre os melhores do mundo na eleição deste ano, a não ser que tenha um desempenho muito acima da média na Copa das Confederações com a seleção brasileira e no início da temporada 2013/2014 com o time espanhol. No ano que vem, o brasileiro terá a dura rivalidade do argentino Lionel Messi, que já levou o troféu quatro vezes.

Dos quatro tops brasileiros, Rivaldo foi o que mais demorou para ser eleito o melhor do mundo no Barcelona (dois anos), enquanto Ronaldo conquistou o prêmio de forma mais rápida, sendo eleito na mesma temporada em que chegou ao clube espanhol.

Vale lembrar que Neymar tem um desafio a mais em comparação aos quatro tops brasileiros, pois a sua experiência no Barcelona será a primeira em um clube europeu na sua carreira aos 21 anos.

"É uma dificuldade natural em alguns aspectos nestes primeiros seis meses. São mais coisas de adaptação. Mas ele vai superar isso dentro de campo. Tem que ter paciência e repetir lá que fez aqui no Brasil", explicou Ronaldo.

"Vai ser maravilhoso, grande clube, um dos campeonatos mais importantes do mundo, para mim o mais gostoso de se ver e de se jogar, ele tem tudo para se dar muito bem e ser o melhor do mundo", disse Ronaldinho Gaúcho, hoje meia do Atlético-MG, ao UOL Esporte.

Romário destoou de Ronaldinho Gaúcho e Ronaldo ao mostrar uma visão crítica sobre a ida de Neymar para o Barcelona. "Fora a questão do dinheiro, eu não vejo porque o Neymar sair daqui para jogar em Barcelona agora. Até porque não é considerado o campeonato mais difícil do mundo. Ele está saindo de uma coisa que é difícil para uma que é menos difícil".

O Barcelona prepara recepção de gala a Neymar, contratado por R$ 78 milhões, nesta segunda-feira. O clube projeta de 50 mil a 100 mil espectadores no estádio Camp Nou às 13h15 (horário de Brasília) para assistir ao reforço fazendo embaixadas.

SITE OFICIAL DO BARCELONA COLOCA ATACANTE NEYMAR EM LISTA DE 'MÁGICOS' BRASILEIROS QUE DEFENDERAM O CLUBE CATALÃO

* Reportagem de Mauricio Duarte e Renan Prates, com colaboração de Bernardo Lacerda