Fluminense encaminha acerto por nova intertemporada nos EUA na Copa-2014
O Fluminense aprovou a excursão aos Estados Unidos durante o intervalo do calendário do futebol brasileiro para a Copa das Confederações, em junho. A estrutura e organização dos norte-americanos agradaram tanto que o clube deve repetir a dose na próxima temporada. O presidente Peter Siemsen acompanhou a delegação na viagem e encaminhou o acerto para realizar uma intertemporada ainda maior no país em 2014, durante a pausa da Copa do Mundo.
A intenção da diretoria é aproveitar o período para realizar amistosos contra equipes da MLS (Major League Soccer), primeira divisão do futebol norte-americano. O Fluminense planejava enfrentar o DC United na última semana, mas como os times dos Estados Unidos estão no meio da disputa do torneio nacional, não houve data disponível. O clube de Washington, inclusive, já tem uma parceria de intercâmbio de atletas com o Tricolor.
Diferente deste ano, quando treinou apenas em uma cidade (Orlando), a intenção na próxima temporada é viajar pelo país, com amistosos também em Washington e Los Angeles. A equipe carioca quer usar os centros de treinamento das equipes da MLS e realizar as partidas nas arenas dos clubes. Os comandados de Abel Braga venceram o Orlando City por 4 a 3 no Citrus Bowl no último sábado para um público de 11 mil pessoas, maior que os três jogos somados do Flu como mandante neste Brasileirão.
"O público nos estádios norte-americanos hoje já é maior do que o que nós temos nos Brasil. Também já encontramos aqui estádios mais modernos. Então a gente já tem que entender um pouco mais desse negócio, principalmente no que diz respeito às arenas e à infraestrutura. A gente acaba aprendendo coisas novas que podemos levar para o nosso dia a dia", disse o gerente de futebol Marcelo Teixeira.
Além da intertemporada, que está praticamente certa, o Fluminense também planeja uma filial nos Estados Unidos. O projeto é ambicioso e ainda está em fase de discussão com universidades. Como existem poucos clubes em solo norte-americano, as categorias de base são atreladas aos colégios e universidades. O time das Laranjeiras tem conversado com algumas instituições de ensino para ceder sua marca e funcionários na formação de atletas.
'GOL DE BARRIGA' FAZ 18 ANOS E EX-VOLANTE RELEMBRA RAP PARA R. GAÚCHO
Alguns pontos, como o nome da futura equipe e o modelo de contrato com os jogadores ainda estão sendo debatidos. O Fluminense quer ingressar no mercado dos Estados Unidos e se manter lá, tendo como espelho o Chivas-MEX, que criou uma filial na MLS, o Chivas-USA. Além de revelar jogadores locais, a ideia da diretoria tricolor com o clube é enviar jovens de Xerém para uma experiência no futebol norte-americano, principalmente os que têm pouco espaço.
O time carioca já tem algumas parcerias no país. Marquinhos, de 21 anos, foi cedido ao Los Angeles Galaxy em 2012. O zagueiro Léo Lelis, de 20 anos, foi emprestado para o Chicago Fire, enquanto o atacante Stefano, de 21 anos, passou pelo Colorado Rapids também no ano passado. O Fluminense é o 4° colocado do Campeonato Brasileiro, com nove pontos, e volta aos treinamentos na próxima quinta-feira.
Seja o primeiro a comentar
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.